Lucro da Hypera (HYPE3) cresce acima das expectativas no 2º trimestre
No 2T23, o mercado esperava receita +11%, Ebitda +17% e lucro estável para Hypera (HYPE3).
A companhia reportou crescimento de +18% na receita líquida, +15% no Ebitda e +11% no lucro líquido, acima das expectativas do mercado.
A receita líquida da companhia foi impulsionada principalmente pelo crescimento do sell-out (venda direta ao varejo) de importantes Power Brands (marcas com mais de 100 milhões de sell-out) da companhia e pela contribuição dos produtos lançados nos últimos dois anos, que representaram 73,8% da Receita Líquida.
É importante reforçar como a Hypera tem sido movida por lançamentos de novos produtos, por isso a importância de elevar o guidance de lançamentos anualmente.
Operações fortes sustentam visão positiva sobre Hypera
Os investimentos totais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), incluindo o montante capitalizado como ativo intangível, representaram 6,8% da Receita Líquida no trimestre. Os principais motores serão os lançamentos, com cerca de 120 novos produtos frente aos 92 produtos de 2022.
Nesse trimestre, a companhia lançou diversos produtos em todas as suas unidades de negócios. Em Produtos de Prescrição, os principais destaques foram as extensões de linha Bifilac Lipid, suplemento com probióticos que contribui para a redução do colesterol, e Bifilac Mind, suplemento que além de contribuir no equilíbrio da flora intestinal, também auxilia na redução da sensação de estresse e ansiedade.
Em Consumer Health, os principais destaques foram o descongestionante e antialérgico para o tratamento dos sintomas comuns de gripe, resfriados, rinite e sinusite Coristina D Congest, o Tamarine Dual Fit e o Maracugina Kids. Em Skincare, os destaques foram as extensões de linha da marca Pielus, e em Similares e Genéricos, o antiepilético Levetiracetam. Já no Mercado Institucional, o principal destaque foi o lançamento do antibiótico Ceftriaxona.
Mesmo com o aumento de despesas, o Ebitda consolidado da companhia cresceu +15% em função do forte crescimento de receita, e o lucro líquido +11%, mesmo com o aumento de despesas financeiras em função da alta da SELIC.
Nossa recomendação sobre HYPE3
Mesmo com um trimestre difícil e com share abaixo do mercado, a Hypera tem conseguido surpreender o mercado com um maior crescimento.
A companhia deve novamente conseguir entregar o guidance de crescimento para 2023, o que implica um crescimento anual de +14% na receita líquida, +15% Ebitda, +15% lucro líquido e endividamento de 2,5x dívida líquida/Ebitda com a projeção de crescimento no guidance de 2023.
Seguimos confiantes com a tese e temos recomendação de Compra para HYPE3 na série Nord Ações.