Quer entender como os fundos long only podem transformar sua maneira de investir em ações?

Neste conteúdo, vamos explicar como essa estratégia funciona, suas vantagens, desvantagens e como ela se diferencia de outras alternativas, como long biased e long short.

Sumário

O que é um fundo long only?

Um long only é um fundo que precisa ter, no mínimo, 67% da carteira alocada em ações, tendo exclusivamente posições compradas, ou seja, sem utilizar posições vendidas (short) como parte da estratégia.

Como um long only só pode ter posições compradas, a maneira que o gestor pode reduzir o risco do fundo é reduzir a exposição líquida ao aumentar o caixa.

Ao só poder ficar comprado, normalmente vemos esse tipo de fundo com uma maior correlação com o Ibovespa.

Como investir em ações por meio de fundos long only se difere de comprar as ações individualmente?

Em um long only, o gestor tem a responsabilidade de selecionar as ações, podendo transformar a carteira ao longo do tempo.

Os fundos contam com uma equipe que acompanha o mercado de perto. Em muitas vezes (nem sempre, pois cada fundo tem processos diferentes), os membros das equipes são divididos por setores, ou seja, cada grupo de pessoas acompanha um setor específico da economia.

Dessa forma, ao investir em um fundo long only, você terá toda uma equipe focada em escolher as melhores ações, sendo um meio mais prático para ficar exposto à renda variável do que você próprio analisar e acompanhar dezenas de empresas para montar o seu portfólio de ações.

Além disso, esses fundos te possibilitam ter uma carteira de ações mais diversificada, uma vez que os fundos possuem uma equipe que acompanha um universo amplo de empresas, enquanto os investidores individuais podem ter maior dificuldade em alcançar esse nível de dispersão de risco.

Quais as vantagens e desvantagens dos fundos long only?

Vantagens:

  • Exposição direta ao mercado de ações por meio de um gestor e uma equipe focada em acompanhar todos os detalhes das empresas.
  • Diversificação: existem fundos com carteira mais concentrada em poucas empresas e outros com um portfólio mais diversificado. No entanto, boa parte dos fundos long only constroem uma carteira com, pelo menos, 15 ações, reduzindo os riscos específicos de uma única empresa ou setor.
  • O investidor pode ter mais de um fundo long only em seu portfólio, com cada fundo tendo um estilo de gestão diferente. Ter, pelo menos, 3 fundos long only na carteira, com cada um tendo um perfil de gestão um pouco diferente, pode te ajudar a ter uma performance mais sólida no longo prazo.
  • Maior potencial de retorno em momentos favoráveis para o mercado de ações.

Desvantagens:

  • Volatilidade: por se tratar de fundos de ações, a performance está sujeita a oscilações significativas do mercado, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.
  • Maior potencial de perda: por se tratar de fundos que podem ficar apenas comprados, a performance está sujeita a maiores oscilações em momentos de adversidades, uma vez que o fundo não consegue utilizar instrumentos de proteção como os long biased, por exemplo. O máximo que o fundo consegue fazer é aumentar seu caixa (mas tendo, no mínimo, 67% em ações) ou reorganizar a sua carteira para ações com perfil mais defensivo (essa reorganização, se acontecer, dependerá do estilo de cada gestor).

Long only, long biased e long short: como escolher o melhor para você?

Veja as principais diferenças:

Caso queira uma estratégia focada em ações, mas com mais ferramentas de proteção contra cenários de adversidades, os long biased ou long & short podem ser mais adequados.

Além disso, construir um portfólio com bons fundos long only, long biased e long & short simultaneamente podem se mostrar efetivas no longo prazo, à medida que a sua carteira de ações estará mais preparada para os diferentes ciclos econômicos.

Qual fundo long only investir?

Uma das recomendações do Nord Fundos para fundos long only é o Real Investor FIC FIA BDR Nível I.

O fundo foi fundado pelo Cesar Paiva em 2008, quando começou como um clube de investimentos até virar um fundo aberto em 2012. Em relação ao restante da equipe, em 2020 contou contou com a entrada de Anderson Lueders na cogestão e, ao todo, são 13 pessoas no time de gestão e análise.

Hoje tem uma maior parcela de large caps do que antigamente, mas ainda gostam de small/mids, que correspondem à metade da carteira.

O fundo costuma ter entre 15 e 25 ativos no portfólio, que é pulverizado em termos de concentração, com exposição máxima por ação, nos últimos tempos, ficando abaixo de 10%.

Desde o início, o fundo rendeu +462,39%, contra o Ibovespa de 96,92%.

 Fonte: Economatica. Elaboração Nord Research

Essa é apenas uma das recomendações do Nord Fundos. No momento, temos 6 fundos long only recomendados.

Como investir em fundos long only?

Para investir em fundos long biased, siga estas etapas:

Escolha uma corretora

Pesquise uma plataforma que ofereça acesso a uma ampla gama de fundos. Recomendamos ter tanto XP quanto BTG.

Análise quantitativa e qualitativa

Antes de investir em um fundo, é essencial avaliar diversos fatores, como a consistência da rentabilidade (não apenas a histórica, já que existem várias formas de analisá-la), a qualidade e a experiência do gestor e de sua equipe, o processo de investimento, o alinhamento do gestor com os cotistas (ele investe no próprio fundo?), o passivo do fundo, entre outros aspectos relevantes.

Essa não é uma análise fácil de ser feita, mas é justamente a tarefa do Nord Fundos. Com nossas recomendações, você vai diferenciar o joio do trigo e evitar taxas abusivas dos grandes bancos. Invista com confiança e veja sua rentabilidade crescer.