Os livros sobre investimentos trazem importantes ensinamentos sobre estratégias de aplicação do dinheiro. Veja neste post as principais obras!

Os livros sobre investimentos são itens que tendem a ajudar todos os interessados a se aprofundar no mercado financeiro. Por meio dos relatos e exemplos de autoridades da área é possível aprender como aplicar seu dinheiro com sabedoria.

Seja para quem está começando ou já acostumado a fazer investimentos, se basear nas histórias de investidores mais experientes, pode ajudar na construção da carteira. Entre erros e acertos, muitos têm a compartilhar e ensinar sobre estratégias, análises, gestão e escolha de ativos.

Neste post falamos a respeito dos motivos para incluir as obras sobre finanças na lista de leitura com dicas de oito livros sobre investimentos. Continue lendo e veja os resumos para saber o que você vai encontrar em cada título!

8 livros sobre investimentos que você não pode deixar de ler

Dos maiores investidores da história até o principal nome brasileiro do mercado financeiro, conheça obras que vão mexer com suas ideias sobre o universo dos investimentos!

1. Os grandes investidores, de Glen Arnold

Nesse livro, o autor apresenta a filosofia e método de investimentos dos maiores e mais notáveis investidores do mundo: Warren Buffett, Charles Munger, Benjamin Graham, John Templeton, George Soros, Anthony Bolton, Philip Fisher, Peter Lynch e John Neff.

A obra compila informações objetivas, mas detalhadas sobre as várias formas de acumular o patrimônio, nas manobras executadas pelos megainvestidores.

2. O investidor inteligente, de Benjamin Graham

A obra, que é considerada por Warren Buffet uma das melhores sobre o tema investimentos, ensina os pontos básicos da análise fundamentalista, necessários para o investidor sentir mais segurança na hora de aplicar o dinheiro em ativos de renda variável.

Nela, o autor ensina que todo investidor inteligente deve fazer uma combinação de educação financeira, amplo conhecimento de mercado e visão de longo prazo. Nesse sentido, vale destacar que o autor do livro é um dos maiores nomes da história do mercado.

3. Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher

Um dos mais respeitados, admirados e influentes investidores de todos os tempos, Fisher apresenta nesse livro, seu método de investimentos, inspiração de ninguém menos que o megainvestidor Warren Buffet.

Em um mesmo volume, há três textos essenciais de Philip Fisher:

  • Ações comuns, lucros extraordinários – publicado em 1958;
  • Investidores conservadores dormem tranquilos – publicado em 1975;
  • Desenvolvendo uma filosofia de investimentos – publicado em 1980.

4. O jeito Peter Lynch de investir, de Peter Lynch e John Rothchild

A obra trata das estratégias vencedoras de Peter Lynch, considerado o gestor de fundos número um dos Estados Unidos. O especialista defende a ideia de que pequenos investidores são capazes de se tornar experts e escolher ações vencedoras com a mesma habilidade dos profissionais de Wall Street. 

Isso, entretanto, depende de pesquisas rápidas e atenção ao desempenho dos negócios para identificar os melhores produtos do mercado.

5. Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores, de Warren Buffet

Celular com logo da Berkshire Hathaway com tela de computador ao fundo desfocada
Buffett é CEO da gigante Berkshire Hathaway, empresa que atua em diversos setores por meio do comando ou investimento em outras companhias (Créditos: Timon - stock.adobe.com)

O livro traz a coleção de cartas anuais enviadas por Buffett para os acionistas da Berkshire Hathaway, compartilhando sua filosofia de investimento, trazendo temas como ações ordinárias, fusões, aquisições e finanças corporativas.

Além disso, as mensagens mostram reflexões sobre administração de empresas, insights valiosos sobre o mercado financeiro e lições de investimentos de longo prazo — uma junção de recursos para entender o valor intrínseco das empresas e aprender a fazer um gestão de risco mais efetiva.

6. Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki

Famosa no mundo inteiro, a obra de Robert Kiyosaki aborda as finanças pessoais e educação financeira a partir de suas próprias experiências, herdadas das histórias vivenciadas com o pai, o “pai pobre”, e com os pais dos amigos, retratados como “pai rico”.

O best-seller do autor norte-americano mostra os conhecimentos do escritor sobre como ter sucesso na gestão do próprio dinheiro, considerando as diferenças de preparação dos filhos para serem pessoas bem ou malsucedidas no controle das finanças.

7. O rei dos dividendos, de Luiz Barsi Filho

Chamar Luiz Barsi Filho de lenda do mundo dos investimentos nunca será demais para alguém que nasceu pobre e foi criado pela mãe em um cortiço. Com investimentos iniciados no final dos anos 1960, um dos investidores mais notáveis do Brasil, passou por diversas crises, sucessivos planos econômicos, alcançando a façanha de prosperar, mesmo nos períodos adversos.

Com um método próprio de atuação no mercado, avesso às especulações e suportado pelo conhecimento profundo das empresas escolhidas para se associar, seu foco sempre esteve na remuneração por dividendos.

É, atualmente, o maior investidor individual da B3 e apelidado de “Warren Buffet brasileiro”. Uma autobiografia que vale a pena conferir sobre a vida, perseverança e atuação do economista que segue identificando oportunidades para investir seu dinheiro em novas ações de boas companhias.

8. Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

Aprender a gerenciar e aproveitar o risco em vez de evitá-lo: esse é o tema central dessa obra de Max Gunther. O autor mostra os segredos de um grupo exclusivo de homens que, depois da Segunda Guerra Mundial, resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras.

No livro, Gunther apresenta os princípios e regras usadas pelos membros para diminuir os riscos e aumentar as chances de lucro. Divididas em 12 axiomas (princípios) centrais e 16 secundários que, dentro de um conjunto de regras, estabelecem práticas de gestão de risco que podem ser usada por investidores experientes e não especialistas.

Os livros sobre investimentos são obras-primas, que auxiliam investidores nos níveis variados de perfis e objetivos financeiros. A literatura rica, os milhares de insights e fundamentos para análise enriquecem as estratégias e carteira de qualquer investidor atento aos ensinamentos.

Gostou do post? Então aproveite para aprofundar seus conhecimentos em nosso artigo sobre 3 dicas de leituras de Warren Buffett para 2023, no qual você poderá conhecer obras referendadas pelo maior investidor da história!

Resumindo

Quais são os principais livros sobre investimentos?

Na lista da Nord Investimentos, pontuamos oito livros sobre investimentos que se destacam entre os demais. São eles:

  1. Os grandes investidores (Glen Arnold);
  2. O investidor inteligente (Benjamin Graham);
  3. Ações comuns, lucros extraordinários (Philip Fisher); 
  4. O jeito Peter Lynch de investir (Peter Lynch e John Rothchild);
  5. Os ensaios de Warren Buffett: lições para investidores e administradores (Warren Buffett); 
  6. Pai rico, pai pobre (Robert Kiyosaki);
  7. O rei dos dividendos (Luiz Barsi Filho);
  8. Os Axiomas de Zurique (Max Gunther).

Qual a importância da leitura nos investimentos?

Os livros acerca do mundo dos investimentos podem servir tanto como manuais mais objetivos sobre estratégias, gestão e análises quanto são capazes de enriquecerem os leitores por meio de experiências vividas por nomes de sucesso no cenário.