Jolts: dados fortes apontam resiliência da economia americana
Os dados do Jolts mostraram que o número de vagas em aberto nos Estados Unidos ficou em 8,1 milhões em novembro, acima das expectativas de 7,7 milhões. Além disso, o resultado do mês anterior foi revisado para cima, de 7,7 milhões para 7,8 milhões.
Esse foi o maior resultado desde maio de 2024 (8,2 milhões).
Esse resultado mais forte veio através do setor privado, que vinha em trajetória de desaceleração nos últimos trimestres, mas, em novembro, alcançou seu maior patamar desde março de 2024 (7,2 milhões em novembro e 7,4 milhões em março).
As vagas no setor público (government) apresentaram pouca mudança (passando de 890 mil para 893 mil), mas ainda segue em patamares elevados para seu padrão histórico.
Outro ponto a ser acompanhado é o número de vagas em aberto para cada desempregado, que aumentou levemente de 1,12 para 1,13, ainda bem abaixo do auge de 2,0 em 2022 e do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) de 1,22.
Ou seja, um dado que mostra como a economia americana segue resiliente, mesmo com os juros elevados.
Essa resiliência vem sendo identificada justamente nos dados de mercado de trabalho. Com o mercado de trabalho aquecido, o consumo segue forte e, consequentemente, a inflação leva mais tempo para desacelerar para a meta de 2,0%.
Esse é o motivo de o Federal Reserve ter adotado uma linguagem mais dura na sua última decisão.
Na minha visão, o Fed manterá a taxa básica de juros inalterada na reunião de janeiro e, se os dados continuarem com uma dinâmica forte, também poderá manter a taxa inalterada na reunião de março. Precisamos continuar acompanhando.
Esse foi apenas o primeiro dado relevante sobre o mercado de trabalho americano divulgado nesta semana. Na quarta-feira, 8, temos o ADP e na sexta-feira, 10, o Payroll.
O que é Jolts?
O Jolts é uma pesquisa mensal realizada pelo Bureau of Labor Statistics com o objetivo de medir as vagas de emprego em aberto, contratações e demissões (voluntárias ou não). A base de dados para os cálculos conta com mais de 20 mil empresas.
Como o relatório de emprego Jolts afeta os juros nos EUA?
Apesar do número mais forte que o esperado, na minha leitura, não é uma informação que traz preocupações para o quadro inflacionário.
Ao mesmo tempo, nos mostra que o processo de desaquecimento da economia vem acontecendo de forma gradual, ainda não trazendo sinais de que os Estados Unidos estão entrando em recessão. Por outro lado, devemos seguir acompanhando atentamente.
Para a próxima reunião do Federal Reserve, o mercado coloca uma probabilidade de 61,3% de corte de 25 pontos.