Os dados do JOLTS mostraram que o número de vagas de trabalho em aberto na economia dos Estados Unidos subiu para 8,04 milhões no mês de agosto, bem acima das expectativas de 7,69 milhões. Além disso, o resultado do mês anterior foi revisado para cima, de 7,67 milhões para 7,71 milhões.

A maior alta frente ao mês anterior ficou para o setor de construção (+138 mil), seguido por vagas no setor público (government) (+103 mil).

Os maiores números de vagas em aberto segue sendo na categoria “serviços profissionais e empresariais” (1,62 milhões) e na categoria de saúde (health care and social assistance) (1,46 milhões).

Por outro lado, vale ressaltar que a categoria de saúde vem desacelerando ao longo das últimas divulgações, caindo de forma mais relevante em julho (-153 mil) e levemente em agosto (-2 mil).

Fonte: Bloomberg

Vale ressaltar que, desde agosto de 2023, a categoria de saúde teve a maior queda no número de vagas em aberto, com redução de -376 mil.

Vale a pena continuar ressaltando que o setor público (government) segue com o número de vagas com resultados fortes ao compararmos com o seu histórico (linha laranja do gráfico abaixo). 

A desaceleração dos dados do Jolts vem acontecendo via o setor privado, que, nos últimos 12 meses, perdeu 2,08 milhões de vagas, vindo especialmente pela categoria de saúde, como mostrado anteriormente.

Fonte: Bloomberg

Além disso, o número de vagas em aberto para cada trabalhador desempregado se encontra em 1,1, abaixo do nível pré-pandemia de 1,2.

Fonte: U.S Bureau of Labor Statistics

O que é Jolts?

O Jolts é uma pesquisa mensal realizada pelo Bureau of Labor Statistics com o objetivo de medir as vagas de emprego em aberto, contratações e demissões (voluntárias ou não). A base de dados para os cálculos conta com mais de 20 mil empresas.

Como o relatório de emprego Jolts afeta os juros nos EUA?

Apesar do número mais forte que o esperado, na minha leitura, não é uma informação que traz preocupações para o quadro inflacionário. 

Ao mesmo tempo, nos mostra que o processo de desaquecimento da economia vem acontecendo de forma gradual, ainda não trazendo sinais de que os Estados Unidos estão entrando em recessão. Por outro lado, devemos seguir acompanhando atentamente.

Para a próxima reunião do Federal Reserve, o mercado coloca uma probabilidade de 61,3% de corte de 25 pontos.