O Ibovespa fechou em queda de -0,89 por cento, aos 102.122 pontos, na segunda-feira (22), diante do recuo do Nasdaq e do S&P 500, como também das incertezas no cenário doméstico. Os investidores repercutiram a fala do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, que disse que o governo pode abrir um espaço de 106,1 bilhões de reais no Orçamento de 2022 – o que fez o índice de referência da B3 virar para o terreno negativo.

Na agenda econômica, o mercado interno segue monitorando o debate sobre a PEC dos Precatórios. Nos EUA, destaque para as prévias de novembro dos índices dos gerentes de compras, os PMIs.

Focus prevê inflação no maior patamar desde 2015

Nesta semana, o Focus elevou suas projeções para a inflação em 2022, desta vez de 4,79 por cento para 4,96 por cento, consideravelmente acima do centro da meta do Banco Central, em 3,5 por cento.

Em meio à forte pressão inflacionária, o analista de renda fixa Christopher Galvão diz que vale ficar de olho na estimativa para a inflação em 2023, uma vez que ficou um pouco acima da meta, em 3,25 por cento, avançando para 3,42 por cento.

Com isso, o mercado também elevou as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 10,12 por cento para este ano, ante 9,77 por cento no boletim da semana passada. Caso feche nesse patamar, será o maior desde 2015.

Também importante, o nosso analista avalia que os dados para a nossa atividade econômica podem continuar caindo. O Focus apontou uma piora, revisando para baixo a estimativa de crescimento deste ano em 4,80 por cento, ante 4,88 por cento no último boletim, e para 2022 caiu de 0,93 por cento para 0,70 por cento.

Ações da Vale sobem em meio à alta das commodities

As ações da Vale (VALE3) encerraram com uma valorização de +5,55 por cento, negociadas a 67,59 reais na segunda-feira (22), com a recuperação do minério de ferro – que subiu +4,3 por cento.

Os papéis da mineradora chegaram a valorizar 7 por cento no pregão, pressionados também por anúncios feitos pelo governo chinês em relação à possibilidade de aplicar medidas para reaquecer o setor imobiliário em crise.

Será que é sustentável? Mesmo com esses sinais, o nosso analista de ações Fabiano Vaz entende que a Vale terá dificuldades para crescer seus resultados em 2022 devido à queda nos preços do minério e ao cenário pouco favorável no país asiático.

O mercado imobiliário chinês vem sofrendo com problemas de liquidez da incorporadora Evergrande, que afetou a atividade de construção no país, setor que desempenha um papel crucial na criação de empregos e demanda por commodities como cobre e aço.

Oportunidade ou risco? Atualmente, a Vale negocia a 2,6x EBITDA, porém, ao aplicar as estimativas do mercado, notamos uma queda de -30 por cento da margem EBITDA em 2022. Sendo assim, no próximo ano, a mineradora negociaria a 2,8x EBITDA e, em 2023, a 3x EBITDA. Dito isso, reiteramos nossa recomendação de MANTER as ações de VALE3 e acompanhar as notícias vindas da China.

Recomendação: Manter.

Gráfico apresenta Ações da Vale em relação ao minério de ferro.
Ações da Vale em relação ao minério de ferro. Fonte: Bloomberg

Mater Dei compra Hospital Santa Genoveva, de Uberlândia

O Hospital Mater Dei (MATD3) anunciou, na segunda-feira (22), que fechou contrato para aquisição de 99,6 por cento do Hospital Santa Genoveva (HSG) e de 100 por cento do Centro de Tomografia Computadorizada Uberlândia (CDI).

O valor da operação foi avaliado em 309 milhões de reais, incluindo os imóveis e uma dívida líquida de 57 milhões de reais.

Segundo a companhia, o movimento reforça a liderança da rede de hospitais Mater Dei em Minas Gerais. Por isso, a fusão e aquisição do hospital em Uberlândia, município com o 2º maior PIB do estado, é considerada estratégica.

Com essa notícia, você investiria em MATD3?

E se dissermos a você que há outra empresa do setor de saúde listada na Bolsa cujas ações estão fora do radar da maioria dos investidores? Quer saber qual?

Ações de alto potencial — e não estamos falando do Mater Dei

Desde outubro de 2020, quando essa companhia iniciou formalmente o processo de IPO, anunciou também a aquisição de 16 hospitais, que somam 2.183 leitos — dos quais 530 ainda não foram consolidados nos 10.098 leitos totais reportados no fim do terceiro trimestre de 2021.

Estamos falando sobre a Rede D’Or (RDOR3). Além de estar crescendo via aquisições 2x mais rápido do que o planejado e a expectativa é de adquirir cerca de 1.000 leitos por ano, a companhia também está pagando menos do que se esperava pelos hospitais, cerca de 2 milhões de reais por leito em média, enquanto a expectativa era de gastar cerca de 3 milhões de reais por leito adquirido.

Nos últimos nove meses de 2021, a Rede D’Or investiu 4,83 bilhões de reais em sua expansão, sendo que 3,36 bilhões de reais foram destinados a aquisições e 1,47 bilhão de reais foi destinado a projetos de crescimento orgânico.

Após captar 8 bilhões de reais em seu IPO, em dezembro do ano passado, e mais 1,7 bilhão de reais em seu follow-on de maio deste ano, podemos concluir que a companhia está muito bem capitalizada para continuar adquirindo hospitais e investindo em 43 projetos de expansão que estão em curso neste momento.

Ações exponenciais. Responsável pela série Nord 10X, o analista de ações Rafael Ragazi não olha para ações “renomadas” da Bolsa. Ele seleciona as empresas que têm resultados crescentes e enorme potencial de valorização.

Para o nosso analista, a Rede D’Or já é rentável e, se não fosse a pandemia, provavelmente estaríamos vendo uma expansão das margens em relação aos patamares médios históricos. Fora o fato de que RDOR tem expertise de sobra e uma sólida posição financeira para continuar consolidando o mercado hospitalar brasileiro.

Ainda vale a pena comprar?

O Ragazi reitera que, embora os papéis da empresa estejam operando abaixo de seu preço do IPO (operação precificada a 57,92 reais), considerando os quatro resultados divulgados ao mercado e as diversas interações que ele teve com os executivos da empresa, temos muito mais confiança na tese de investimentos. Aproveitem a oportunidade para COMPRAR as ações da RDOR3.

Recomendação: Comprar.

Relevante agora

A Nord Asset chegou e você poderá participar

Depois de alcançar 1,8 bilhão de reais sobre a gestão da Nord Wealth (braço de consultoria da Nord), em outubro de 2021, a Nord Research agora anuncia a sua própria gestora de recursos.

Print de manchete do Valor Econômico: "Nord cria gestora e planeja ter a própria corretora."
Reprodução: Valor Econômico

Como vai funcionar? A Nord Asset replicará via fundos de investimentos as recomendações feitas pelas séries da Nord.

Os fundos estarão disponíveis, inicialmente, pela plataforma do BTG Pactual digital para você diversificar sua carteira de investimentos com a mesma sofisticação e rentabilidade que apenas os melhores gestores profissionais alcançam.

Entenda melhor. Renato Breia, fundador e responsável pela gestão de patrimônio da Nord Wealth, topou mais esse desafio e estará à frente, também, da Nord Asset.

Com isso, além do aconselhamento que consistia em apontar a melhor distribuição dos ativos para a carteira dos nossos clientes, com a asset, o Breia e equipe assumem completamente a execução das nossas estratégias.

De onde viemos e para onde vamos

Quando começamos a Nord Research, há três anos, estávamos determinados em ajudar o pequeno investidor e focados em não ser “mais uma” casa de investimentos. De lá pra cá, reinventamos vários produtos e serviços — e fizemos isso graças ao apoio e à confiança dos nossos assinantes e do público que nos acompanha.

Agora contamos com você, mais uma vez, para mais um passo importante dessa jornada: nossa entrada no mercado de fundos de investimentos.

Queremos oferecer a diversificação necessária em investimentos para você chegar aonde quiser. E não para por aqui… sonhamos em, muito em breve, evoluir para uma corretora de valores.

Você vem com a gente nessa?

Estamos apenas começando… Nesta semana, está rolando a nossa Blue Week, uma oportunidade inédita para você se tornar um assinante Diamante e ter a chance de nunca mais gastar com assinaturas da Nord.

Conta mais, Nord!

Assim como abrimos 200 vagas lá em agosto de 2018 para os membros Fundadores, hoje teremos 100 pessoas que poderão ser Nord Absoluto Diamante.

Ao confirmar sua inscrição, esse vai ser o último pagamento que você fará para a Nord Research.

Por quanto tempo ainda vai durar? Não sabemos por quanto tempo essa oferta estará disponível e provavelmente nunca mais faremos esse tipo de proposta novamente. Uma vez preenchido esse número (100 assinantes “Diamante” do Nord Absoluto), o link para de funcionar e o Nord Absoluto Diamante não estará mais disponível.

Para saber mais sobre como se tornar um Diamante do Nord Absoluto, acesse.