Saiba tudo sobre a divulgação do IPCA hoje
O IPCA apresentou alta de 0,21% em junho, abaixo das expectativas do mercado de uma alta de 0,30%. No acumulado de 12 meses, o índice aumentou de 3,93% para 4,23%.
O maior impacto permaneceu no grupo de Alimentação e Bebidas (0,44%). A difusão da inflação, métrica que observa a quantidade de itens que subiram no mês, reduziu para 52,59%, permanecendo abaixo da média histórica.
Núcleos e Serviços Subjacentes
O grupo de Serviços Subjacentes, o qual considera serviços de menor volatilidade, saiu de uma aceleração de 0,41% no resultado do IPCA de maio para uma aceleração menor de 0,36%.
O mesmo ocorreu com a média dos núcleos, grupo que concentra os itens mais estruturais da inflação, que saiu de 0,39% para 0,23%.
O que a inflação impacta em nossa vida?
A composição do IPCA de junho apresentou uma melhora tanto no índice cheio quanto no qualitativo do dado. Além da surpresa abaixo das expectativas, houve aceleração menor da média dos núcleos e dos serviços subjacentes.
Vale ressaltar que o grupo de serviços subjacentes, apresentou redução no acumulado anual, saindo de 4,8% para 4,5%. Este progresso é relevante para a continuidade do processo desinflacionário devido à forte resiliência que o grupo vinha apresentando.
O dado de hoje trouxe um alívio ao cenário pressionado, permitindo queda dos juros futuros.
Para acompanhar todo o histórico de IPCA, acesse IPCA hoje e acumulado 2024 - Nord Investimentos - Research, Asset e Wealth Management.