IPCA-15 revela a prévia da taxa da inflação de outubro de 2023. Confira outros indicadores
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) — considerado a prévia da inflação oficial do país — subiu +0,21% em outubro, resultado praticamente em linha com as expectativas do mercado de +0,20%.
Qual o valor do IPCA-15 hoje?
O IPCA-15 subiu +0,21% em outubro ante setembro. Contudo, o que mais importa é olhar o número por dentro, cujos detalhes mostraram pontos positivos.
IPCA-15: preços de serviços e núcleos
A média dos principais núcleos ficou em +0,23% e com uma taxa anualizada na série dessazonalizada de +3,2%, ou seja, em linha com os patamares de inflação a ser seguido pelo Banco Central (+3,0%).
Houve uma forte alta de passagens aéreas, que costuma ser mais volátil. Por outro lado, quando analisamos a parte nuclear dos preços de serviços, vimos uma desaceleração importante para +0,14%, quando comparado ao +0,33% do último IPCA e dos +0,34% do IPCA-15 anterior.
Somado a isso, há o fato de termos tido um resultado fraco no último dado da atividade de serviços divulgado na semana passada, quando caiu -0,9% (ante expectativas de crescimento de +0,4%).
Em toda essa questão sobre a dinâmica de serviços, o ponto de atenção ainda é o mercado de trabalho que vem se mostrando resiliente. Dessa forma, devemos seguir de olho, mas esses dados dão uma boa sinalização para um processo de desaceleração consistente pela frente.
Não vejo esses pontos positivos como suficientes para fazer o Banco Central acelerar o passo de queda para 75 basis points nas próximas reuniões, mas também vejo que uma precificação da Selic próxima a +11%, como vimos até poucos dias na curva do mercado, parece ser muita coisa.
O fato é que as informações mostram um cenário positivo para o nosso ciclo de queda de juros.
IPCA-15 acumulado últimos 12 meses
Em 12 meses até outubro, o IPCA-15 subiu 5,05%. Já no ano até o mês, a alta é de 3,96%.