Investindo no exterior sem sair de casa
Sim, é possível
O mercado financeiro mudou muito nos últimos anos, e agora você pode investir no exterior sem abrir uma conta em um banco ou em uma corretora estrangeira.
Aqui mesmo, na B3, temos várias opções de investimentos: são mais de 700 empresas estrangeiras que estão a um clique de distância.
Sensacional, não é mesmo?
Estamos falando dos BDRs – que hoje podem ser negociados por qualquer investidor. Com poucos reais, você pode ser sócio da Apple, Amazon, Microsoft e muitas outras gigantes internacionais.
O que são BDRs?
O BDR (Brazilian Depositary Receipt) ou, em português, “certificado de depósito de valores mobiliários”, é um título expedido no Brasil que representa outro título – normalmente Ações – emitido por companhias listadas nas bolsas internacionais.
Para que o BDR possa existir, uma instituição depositária adquire, no exterior, Ações de uma companhia e as mantêm em conta de custódia. Em seguida, ela cria um programa de BDRs no Brasil e os registra na CVM para negociação. Dessa forma, os BDRs são negociados na B3.
Você ganha em dólar
O que me atrai muito nesse tipo de investimento – além da praticidade de não precisar abrir uma conta e enviar o dinheiro para o exterior, apesar de ser muito fácil fazer isso hoje em dia – é que os BDRs seguem a variação do dólar.
Se você comprar um BDR da Apple e a ação ficar parada, o fato de o real sair de 5,00 para 5,50 lhe garante um ganho de 10 por cento! Ou seja, você investe em uma excelente empresa e ainda ganha dinheiro caso o dólar suba, praticamente “dois por um”.
Acho que todos deveríamos ter um pedaço do nosso patrimônio atrelado à moeda mais forte do mundo, ainda mais agora, que estamos nos aproximando das eleições.
Nas últimas décadas, nossa moeda só perdeu valor. Veja, no gráfico abaixo, que o dólar nunca mais voltou ao patamar do início dos anos 2000. Será que no próximo ano as coisas serão diferentes? Acho que as chances são baixas…
30 por cento em 3 meses
Aqui, na Nord, temos uma série dedicada para quem quer começar a investir no exterior, mas não quer se preocupar com a parte burocrática de enviar recursos para fora do país e prefere fazer tudo por meio das corretoras locais, usando os BDRs.
O Nord BDRs nasceu faz pouco tempo, mas os assinantes já estão colhendo alguns frutos. Com três meses após seu lançamento, realizamos lucro de 30 por cento em uma de nossas posições. Recomendamos a Compra dos BDRs da farmacêutica Pfizer no dia 27/05, ao preço de 50,84 reais, e encerramos a posição em 18/08, perto de 66 reais, contabilizando um lucro ao redor de 30 por cento.
Obviamente não podemos garantir que todas as recomendações darão certo, ou mesmo que os ganhos serão expressivos dessa maneira, mas acreditamos que boas oportunidades existem fora das ações brasileiras e nos dedicamos a escolher as melhores empresas para você.
O processo para investir em BDRs é muito simples e muito parecido com a forma que você já investe em ações brasileiras. Mas não se preocupe com isso, pois o material de apoio ao assinante traz tudo muito explicado.
Ao se tornar membro da série, você tem acesso imediato à carteira com os BDRs que recomendo, listados com meu ranking de preferência.
O valor da assinatura anual é quase simbólico, pois queremos incentivar o investidor brasileiro a adicionar ativos mais rentáveis e sofisticados ao seu portfólio, além, é claro, da segurança que o dólar pode oferecer em momentos de mercados instáveis.
Confirme aqui seu interesse em conhecer a série e desfrute de 30 dias de acesso completo sem compromisso. Espero você entre os assinantes.
Até a próxima semana!