Os investimentos com liquidez diária são ideais para investidores conservadores que desejam resgatar o dinheiro a qualquer momento. Saiba mais neste post.

Ter investimentos com liquidez diária na carteira é uma estratégia importante para manter uma reserva de emergência devido à possibilidade resgate imediato. Associados aos ativos de longo prazo, contribuem para uma composição diversificada e dinâmica.

Entre guardar o dinheiro na poupança ou escolher títulos que rendem diariamente, a segunda alternativa oferece maior potencial de retorno. Existem diversas opções de aplicações de curto prazo e para fazer uma escolha adequada é importante conhecer as principais e suas características.

Ficou interessado em saber mais sobre os investimentos de liquidez diária? Continue lendo este post para entender como funciona, quais as vantagens e alternativas dessa modalidade!

Sumário

O que significa liquidez diária?

Liquidez diária é uma característica de investimento que diz respeito à possibilidade de realizar o resgate do dinheiro a qualquer momento. O investidor pode desistir de manter o montante aplicado e fazer retiradas diárias ou de uma só vez.

Chamada de D+0, já que o valor do resgate cai na conta no mesmo dia, a aplicação com esse atributo não perde o valor corrente. Ao realizar o saque, o investidor recebe também os juros correspondentes ao tempo em que o dinheiro esteve aplicado.

Além da possibilidade de resgate diário, existe outro tipo de liquidez que é no vencimento, com definição de um prazo para resgate. Por exemplo, em 90 ou 120 dias, o saque é feito do valor com acréscimo dos rendimentos de juros sobre o período em que o dinheiro ficou aplicado, o que costuma ser maior, comparado à liquidez diária.

Quando escolher ativos com liquidez diária?

Mão branca sacando dinheiro em caixa de banco para ilustrar a importância de investimentos com liquidez diária
Investimentos com liquidez diária são importantes para situações emergenciais, nas quais é preciso sacar o montante com certa repentinamente

De modo geral, os investimentos de curto prazo são mantidos para situações emergenciais, caso seja necessário ter um dinheiro em mãos para resolver imprevistos como uma viagem inesperada, socorro a alguém próximo ou até mesmo desemprego.

Além disso, investir com liquidez diária permite a retirada do dinheiro para a quitação de dívidas, caso seja vantajoso pagar com desconto. Para as metas de até um ano, deixar o dinheiro rendendo em aplicações com essa característica é uma boa estratégia, mesmo que não seja um valor muito expressivo.

Outro motivo para escolher os ativos de curto prazo é ter uma reserva para aproveitar oportunidades em momentos de queda de determinados ativos na bolsa de valores para comprar ações ou até mesmo os descontos nas campanhas de fim de ano.

Quais são as vantagens da liquidez diária nos investimentos?

Investir nos ativos com liquidez diária traz dois benefícios essenciais que é o de resgate rápido e praticidade na hora de retirar o dinheiro. O montante é transferido para a conta com velocidade e, para efetuar a operações, é muito simples. Via de regra, basta solicitar o saque no app da instituição financeira.

Obviamente, para isso é fundamental respeitar os horários pre-estabelecidos pela organização para a realização de tal tipo de trâmite. Não se trata de uma opção disponível durante todo o dia.

Além disso, há outros dois aspectos nos investimentos com liquidez diária que merecem ser destacados. Geralmente, são produtos financeiros de baixo risco, isto é, aplicações seguras nas quais as chances de prejuízo são ínfimas.

Fora isso, é uma possibilidade que permite adaptação de portfólio com facilidade. Caso o investidor decida mudar a estratégia, esteja insatisfeito com o rendimento, ele consegue alterar o panorama de sua carteira com velocidade.

Quais são os 3 investimentos com liquidez diária?

O mercado financeiro brasileiro oferece alternativas de investimentos com liquidez diária interessantes para diferentes tipos de carteira. Conheça abaixo três opções para você refletir e definir o ideal para fazer a composição do seu portfólio!

1. Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título pós-fixado emitido pelo Tesouro Nacional, atrelado à taxa Selic, sendo considerado um dos investimentos mais seguros no mercado brasileiro. 

Sua segurança é respaldada pelos títulos públicos federais e pela garantia do governo federal, oferecendo baixo risco, alta liquidez e cálculo diário de rendimento, tornando-o uma opção atrativa para quem busca estabilidade e flexibilidade em seus investimentos.

Quanto à liquidez, o Tesouro Selic destaca-se ao permitir o resgate antecipado sem sofrer marcação a mercado. A rentabilidade diária do Tesouro Selic, somada à facilidade e liquidez do Tesouro Direto, torna-o uma opção recomendada para investimentos de curto prazo, oferecendo segurança e rendimentos superiores à poupança.

2. Fundo Tesouro Selic Simples Taxa Zero

O Fundo Tesouro Selic Simples se destaca por oferecer a vantagem de uma taxa de administração nula, ou seja, 0% a.a, proporcionando aos investidores a oportunidade de potencializar seus retornos. 

A taxa zero de administração não apenas impacta positivamente no retorno do investimento, mas também contribui para a liquidez do fundo. Ao eliminar custos de gestão, o fundo proporciona a flexibilidade de resgatar os recursos sem a preocupação de tarifas adicionais, favorecendo uma maior agilidade nas movimentações financeiras.

Pilhas de moedas foram escada da direita para a esquerda em foto preto e branco com gráfico verde sobre moedas
Fundos de renda fixa como o Fundo Tesouro Selic são direcionados, geralmente, a investidores conservadores

3. CDB de Liquidez Diária de bancão

De modo geral, os Certificados de Depósito Bancários (CDBs) funcionam como empréstimos que o investidor realiza para uma entidade do mundo das finanças. São títulos privados encontrados comumente nos catálogos de aplicações de bancos, alguns deles são emitidos pela própria organização e outros dizem respeito a outras instituições do mercado.

Os CDBs com liquidez diária, no entanto, destoam do convencional por não contarem com período de carência. Você pode retirar o montante aplicado a qualquer momento, respeitando as datas e horários de funcionamento das instituições, isto é, dias úteis e horário comercial.

Entretanto, é fundamental destacar que, no caso dos títulos privados em questão, a possibilidade de realizar saques praticamente imediatos tendem a impactar sobre a rentabilidade.

Além dos juros oferecidos serem menores, usualmente, quanto mais precoce for o resgate, menor tende a ser a rentabilidade da aplicação, em função de incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda (IR).

Gostou do post? Então aproveite para conhecer as assinaturas Nord, que dão acesso a conteúdos atualizados com importantes análises de especialistas para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimentos e criar a carteira com o maior potencial de rentabilidade dentro do risco de nível adequado para você!

Resumindo

O que é liquidez diária?

Liquidez diária a modalidade de investimento que permite o resgate do dinheiro a qualquer momento, chamada de D+0, já que valor resgatado cai na conta no mesmo dia, respeitando o horário de funcionamento da instituição financeira.

Qual o melhor investimento com liquidez diária?

A escolha do melhor investimento com liquidez diária depende das preferências e objetivos do investidor. Opções como Tesouro Selic, fundos de renda fixa e CDBs oferecem diferentes níveis de segurança e retorno. O Fundo Tesouro Selic Simples Taxa Zero é atraente pela combinação de liquidez e ausência de taxa de administração. A consulta a um assessor financeiro é recomendada para uma decisão personalizada.