Índice Dow Jones sobe há 13 sessões após 36 anos de espera
O Banco Central dos Estados Unidos aumentou na quarta-feira, 26, a taxa de juros em 0,25% para o maior patamar em 22 anos. Já são muitos trimestres com juros subindo e qualquer investidor pensaria que os mercados acionários devem estar sofrendo com esse movimento. Não desta vez…
No primeiro semestre do ano, tivemos uma forte alta do índice Nasdaq, focado em empresas de tecnologia, impulsionado por investidores acreditando que as techs devem passar por uma nova onda de forte crescimento por conta do desenvolvimento da Inteligência Artificial. No ano, o índice Nasdaq acumula alta superior a 36%.
Já o índice Dow Jones tinha ficado para trás. Ele é composto por empresas da “velha economia” e não era sexy o suficiente para os investidores. Criado em 1896 pelo editor do The Wall Street Journal e fundador do Dow Jones & Company, Charles Dow, o índice Dow Jones é o segundo mais antigo índice dos Estados Unidos, depois do Dow Jones Transportation Average.
Esquecido pelo mercado durante o primeiro semestre deste ano, o Dow Jones voltou aos holofotes ontem, quando marcou sua décima segunda alta consecutiva. Sim, você não leu errado, o índice está subindo há 13 dias sem parar. A última vez que isso aconteceu foi em 1987, ou seja, 36 anos atrás!
Tudo indica que hoje o índice tem chances de terminar em alta novamente, marcando quatorze dias seguidos de valorização. Caso isso aconteça, o índice terá a maior sequência de valorização desde junho de 1897, perto do momento em que foi criado, em maio de 1896.
Difícil de acreditar que tais recordes estão sendo quebrados com um movimento tão forte de alta na taxa de juros dos Estados Unidos. Em poucos momentos na história foi tão importante ser seletivo na hora de realizar seus investimentos internacionais e contar com ajuda de profissionais qualificados.
Convido você para conhecer a série Nord Global, aqui da Nord. Assim como os índices americanos, nossa carteira tem apresentado um desempenho excelente desde que foi criada, há três anos.