IBC-BR hoje: prévia do PIB sobe em 0,25% em maio, diz BC
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), visto como uma prévia para o Produto Interno Bruto (PIB), apresentou crescimento de 0,25% em maio, abaixo das expectativas do mercado (0,30%). Em relação ao mês de maio de 2023, o índice cresceu 1,30%.
Os dados de abril foram revisados para cima. A relativa estabilidade de 0,01% foi revisada para um crescimento de 0,26%, resultado mais próximo ao esperado pelo mercado no período (+0,30%). Os juros futuros estão operando em alta, influenciados pelo cenário externo.
O IBC-Br considera os principais indicadores de atividade: serviços, varejo ampliado e indústria. A alta foi puxada pelo varejo ampliado (+0,8%), enquanto o grupo de serviços apresentou estabilidade (0,0%) e a indústria apresentou queda de 0,9%.
Discussão sobre a política monetária
O resultado de crescimento abaixo das expectativas e estabilidade em serviços, apontam alguma moderação na dinâmica da atividade.
No entanto, a revisão de estabilidade para crescimento no mês anterior e o crescimento em relação ao mesmo período de 2023 ressaltam sua resiliência. Dessa forma, permanece a necessidade de cautela do Banco Central.