O Ibovespa está atualmente sendo negociado a um múltiplo P/L projetado para os próximos 12 meses de 8x, o que representa um desconto significativo em relação à sua média histórica, que é de 13x.

Com mais uma queda da Selic, taxa básica de juros, a renda variável segue oferecendo boas oportunidades.

Veja o que fazer com seus investimentos.

Cenário macroeconômico

No Brasil, o Relatório Trimestral de Inflação de setembro mostrou um cenário um pouco mais tranquilo para o Banco Central quando for adotado oficialmente o sistema de metas de inflação contínua em 3%, conforme decidido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em junho.

A projeção de inflação para o período de 12 meses até junho de 2025, que provavelmente será a meta de inflação do Banco Central quando o governo regulamentar a adoção da meta contínua, encontra-se em 3,1%. Está um pouco acima, mas bem próximo do objetivo definido de 3%.

O Banco Central projeta uma inflação de 3,5% para 2024 e de 3,1% para 2025, ambas acima dos objetivos anuais, de 3%. O Copom vem informando que, até a reunião de setembro, deu peso de 75% à meta de 2024 e de 25% para a meta de 2025. Como está bem acima do objetivo, em tese isso significa que não há espaço para o juro cair da forma prevista pelo mercado, que trabalha com uma taxa Selic de 9% ao fim de 2024.

A partir de novembro, o Copom passará a dar pesos iguais para as inflações de 2024 e de 2025. Tudo mais constante, isso é bom para a queda de juros, porque reduz o peso da inflação de 2024, que está acima do objetivo, e aumenta o peso de 2025, que também está mais alto do que o objetivo, mas não tão distante.

O quadro mudaria para melhor na hipótese de adoção de uma meta contínua de inflação de 3%, que precisa de um decreto do presidente da República para ser oficializada. Provavelmente, ficará a cargo do Banco Central determinar qual é o prazo que vai mirar na busca da meta de inflação, mas supõe-se que em novembro estivesse focado na inflação acumulada em 12 meses até junho de 2025. A projeção para os 12 meses até junho de 2025 está mais favorável, em 3,1%, o que dá mais conforto para o Banco Central.

No cenário internacional, o aumento das incertezas quanto à trajetória do juro americano, a alta do petróleo e a desaceleração da China levaram a uma fuga de recursos nos ativos de risco nos últimos meses, mas o cenário brasileiro está melhorando aos poucos e a política interna tem buscado minimizar esses choques.

Forte recuperação das ações de crescimento

Nomes que vinham sendo fortemente pressionados há meses, como Banco Inter (INBR32), estão subindo fortemente com a inflação brasileira começando a mostrar sinais de desaceleração e a eficácia da política monetária.

Como resultado, as taxas de juros de longo prazo no Brasil começaram a cair, fomentando um cenário para que haja uma forte valorização das ações de empresas com maior crescimento.

Nesse ambiente, a carteira Nord 10X acumula valorização de +19% no ano, enquanto o índice IBOV sobe +6%.

Desempenho da carteira Nord 10X comparado ao IBOV
Fonte: Bloomberg

O Inter é a principal posição da carteira do Nord 10X, nossa série focada em ações de crescimento.

Como se posicionar?

Uma forma fácil de você ter acesso às outras 10 empresas com enorme potencial de valorização, que tendem a se beneficiar muito do ciclo de cortes dos juros em curso, é investindo no Fundo NORD 10X.

O novo fundo do Grupo Nord Investimentos segue a filosofia do growth investing e procura as ações com o maior potencial de crescimento não precificado pela bolsa.

Principais vantagens

O fundo serve para os investidores que não têm tempo ou interesse em operar diretamente no mercado. Dessa forma, você consegue seguir a carteira sem se preocupar em ter que montar a carteira com as devidas alocações, tampouco ter o trabalho de realizar as operações recomendadas.

Além disso, você também não precisará se preocupar com notas de corretagem, controle de ganhos e perdas, pagamentos de DARFs etc. Vale ressaltar que o imposto de renda é o mesmo do investimento direto em ações (alíquota fixa de 15%) e você só paga o imposto no resgate das cotas. As taxas de administração e performance são o padrão do mercado de 2/20.

O fundo já está disponível na plataforma do BTG (plataforma aberta), junte-se a nós.

Informações obrigatórias:
Leia o prospecto e o regulamento. Este fundo tem menos de 12 (doze) meses, para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo 12 (doze) meses. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito - FGC.

Trata-se de material de divulgação cujas informações são de caráter exclusivamente informativo. A Nord Asset não realiza distribuição de cotas, para tal contate um distribuidor autorizado. Rentabilidades passadas não representam garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Fundos de investimentos não contam com a garantia do administrador, gestor da carteira ou de qualquer outro mecanismo como o FGC. Leia o prospecto e o regulamento antes de investir. O fundo pode investir até 20% no exterior, ter concentração significativa em poucos ativos, além de usar posições vendidas e derivativos, estando exposto ao risco de significativas perdas patrimoniais. Para mais informações visite: www.nordasset.com.br.