A Embraer KC-390 Millennium é uma aeronave militar versátil e altamente eficiente, que conquistou reconhecimento como o destaque do Brasil na indústria de aviação militar global. Em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2019, está entrando em uma nova fase na busca por mais clientes ao redor do mundo. 

Entenda abaixo os motivos de tal interesse, para quais nações ele já foi vendido e quais ainda pretendem comprar a aeronave KC-390 Millennium da Embraer.

Sumário

O Embraer KC-390 Millennium

O Embraer KC-390 Millennium é uma aeronave brasileira com capacidade e eficiência comprovada. 

A aeronave foi encomendada para substituir o antigo C-130 Hercules usado no mundo todo e tornou-se um forte concorrente do avião tradicional da Lockheed Martin. Ainda, é uma opção moderna e robusta. 

Dessa forma, qualquer país que queira trocar seus Hercules ou comprar uma aeronave semelhante deve considerar o avião fabricado no Brasil. 

O Embraer KC-390 Millennium nas forças armadas pelo mundo

Em abril de 2023, o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica, compareceu a uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde compartilhou informações sobre o crescente interesse de várias nações em adquirir a aeronave KC-390 Millennium da Embraer.

Também em abril, durante a Feira de Defesa e Segurança de 2023 (LAAD) no Rio de Janeiro, a aeronave foi um dos principais assuntos e surgiram novos compradores interessados. Assim, a Embraer firmou um acordo significativo com a Saab (montadora da aeronave), abrindo novos caminhos de negócios. 

Contudo, vale lembrar que o caminho do interesse para a compra costuma ser longo e influenciado por considerações técnicas e políticas, dependendo da nação interessada nesse tipo de aeronave.

Países em negociação para compra do KC-390 Millennium

O KC-390 Millennium já possui seis clientes (países) que juntos fizeram pedidos ou estão prestes a adquirir um total de 37 aeronaves. Confira!

Brasil

O Brasil lidera a lista, como era de se esperar, com 19 aeronaves, das quais seis já foram entregues e outras 13 estão em processo de aquisição. Aliás, essas aeronaves estão sendo usadas na operação para a repatriação dos brasileiros que estão fugindo da guerra entre Israel e o Hamas

O Brasil lidera a lista dos países interessados em comprar o Embraer KC-390 Millenium.

Portugal

Em seguida, temos Portugal com cinco aeronaves encomendadas. Aliás, o KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou oficialmente em operação na Base Aérea de Beja em 19 de outubro de 2023. Sua chegada marcou a estreia do KC-390 na Europa. 

O voo de traslado, que começou na terça-feira (17), foi concluído com sucesso. A cerimônia de entrega ocorreu na Embraer em Gavião Peixoto, Brasil. Aliás, O KC-390 da FAB é o primeiro a contar com equipamentos padrão da OTAN. 

A primeira missão da OTAN aconteceu no dia 22 de outubro e transportou pessoal militar e carga para as Ilhas Canárias, na Espanha, em apoio ao exercício multinacional Ocean Sky 2023. 

Holanda

A Holanda também encomendou cinco aeronaves. O país planeja usá-lo para apoiar missões militares e humanitárias, contribuindo para o Comando Europeu de Transporte Aéreo. Aliás, o comandante da Força Aérea da Holanda, Dennis Luyt, voou no C-390 da Embraer, elogiando suas características de voo e comparando-o ao caça F-16. 

A previsão é que o primeiro novo avião seja entregue em meados de 2026. Assim como outros países, a Holanda optou pelo C-390 Millennium como substituto de seus antigos Lockheed C-130 Hercules. Toda transição dos Hercules para o C-390 deve ocorrer até 2031.

Hungria

A Hungria já encomendou duas aeronaves no processo de fortalecimento das capacidades das Forças de Defesa da Hungria. O primeiro C-390 Millennium para o país está em fase de construção e deve ser entregue no segundo semestre de 2024.

Áustria 

A Áustria encomendou 4 KC-390 Millennium. A aquisição foi anunciada em setembro de 2023, e quatro jatos multiuso brasileiros substituirão os três turboélices C-130K Hercules que estão em serviço no país desde 2003.

O contrato também deve ser assinado apenas em 2024 e a entrega do primeiro C-390 deve ocorrer entre 2026 e 2027. 

República Tcheca

A República Tcheca confirmou recentemente a escolha do C-390 Millennium da Embraer como sua nova aeronave de transporte militar. O acordo prevê a aquisição de duas aeronaves com funções, incluindo operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo e ajuda humanitária. 

Possíveis países interessados no KC-390 Millennium

Além disso, existem outros países que podem ser possíveis clientes da Embraer nos próximos anos, mas que ainda não foram anunciados. 

Argentina

A Argentina é uma parceira estratégica no programa KC-390 e colabora no projeto fornecendo componentes estruturais para a aeronave. Embora tenham manifestado interesse em adquirir até seis aeronaves Millennium em 2010, as negociações não avançaram devido aos problemas econômicos do país.

Colômbia

Em 2010, a Colômbia também manifestou interesse em adquirir até 12 aeronaves KC-390, juntamente com a possibilidade de se tornar um parceiro estratégico no programa. Embora esses acordos não tenham se concretizado, há indícios que a Colômbia ainda pode estar interessada. 

Suécia

A Suécia, conhecida por seus projetos de aviação independentes, mostrou interesse na aeronave Millennium como uma solução preferencial para os requisitos de transporte tático da Força Aérea Sueca.

Coreia do Sul

O governo sul-coreano está no processo de selecionar uma nova aeronave de transporte de grande porte, e o KC-390 é um dos concorrentes. 

Índia

A Índia surgiu como um mercado promissor para o KC-390. A imprensa asiática afirma haver discussões em andamento para a compra de 60 a 80 aeronaves. Se esse acordo se concretizar, a Força Aérea Indiana se tornará o maior operador do Millennium. Esse acordo também pode levar à criação de uma nova linha de produção na Índia, impulsionando a indústria aeroespacial do país.

Conclusão

O Embraer KC-390 Millennium é uma aeronave militar com capacidade e eficiência comprovadas. Até outubro de 2023, seis países fizeram pedidos ou estão em processo de aquisição de um total de 37 aeronaves KC-390 Millennium. 

O Brasil lidera a lista, seguido por Portugal, Holanda, Hungria, Áustria e República Tcheca. Além desses, existem outros países que demonstraram interesse, como Argentina, Colômbia, Suécia, Coreia do Sul e Índia. 

O KC-390 Millennium tem se mostrado uma boa opção para países que querem modernizar suas frotas de aeronaves de transporte militar, substituindo o famoso C-130 Hercules. 

Acompanhe o blog da Nord Research para ficar por dentro de outras notícias importantes para o mercado nacional e internacional.