Elon vendeu os Bitcoins
Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.
Sim, a Tesla vendeu parte dos seus bitcoins. Para ser mais exato: 75 por cento dos bitcoins que tinha.
O valor estimado da venda de aproximadamente 32.400 BTC pela Tesla foi de 936 milhões de dólares – o que, com uma conta simples, nos faz ver que o preço médio aproximado do ativo por parte da Tesla foi de 28.8 mil dólares por bitcoin.
Sim, a Tesla vendeu no prejuízo. O preço médio de aquisição era de aproximadamente 34,7 mil dólares por BTC.
O motivo disso foi uma necessidade de adicionar liquidez aos caixas da empresa, e não um descrédito à tese de investimento em Bitcoin. Palavras de Elon Musk, CEO da Tesla.
Para quem não acompanhou o mercado de criptoativos no ano de 2021, uma das grandes notícias do começo do ano foi a adoção do Bitcoin como parte dos investimentos da Tesla. À época, foram comprados 43.200 BTC por uma quantia de 1,5 bilhão de dólares.
Isso trouxe um ânimo para o mercado. Se uma das empresas de maior valor de mercado do mundo estava investindo em Bitcoin, qual seria a próxima? Qual seria o próximo passo dessa moeda digital em termos de adoção?
Posteriormente, a Tesla passou a aceitar BTC como forma de pagamento por seus carros. Um aval a mais. Elon vinha se tornando um dos grandes “ídolos” dos investidores de cripto.
No entanto, isso durou pouco. Após alguns meses, o movimento de aceitar bitcoin por carros foi cessado. Elon disse que a Tesla não aceitaria Bitcoin enquanto a maior parte da energia empregada na validação de transações envolvendo o ativo não fosse proveniente de fontes renováveis.
Hoje, estima-se que mais de 60 por cento da atividade de mineração utilize fontes renováveis, mas a Tesla ainda não aceita Bitcoin. De qualquer modo, a segunda parte pouco importa.
A adoção ao bitcoin cresceu muito após isso, mas não de forma correlacionada ao movimento da Tesla. El Salvador o adotou como moeda de curso legal, República Centro Africana também seguiu o mesmo caminho.
Mais empresas adotaram serviços ligados ao bitcoin, como o JP Morgan (um dos maiores rivais históricos do BTC), Mercado Livre, Nubank, entre outros.
Dito tudo isso, o que a venda dos Bitcoins da Tesla nos diz?
O mercado reagiu brevemente, com pouca intensidade. O que era de se esperar…
A relação de Elon com o mercado de criptoativos já estava desgastada, mas esse não é o ponto principal aqui.
O ato de vender na baixa é conhecido popularmente como “capitulação”. Quando os investidores menos convictos de um mercado optam por vender no prejuízo, colocando em descrédito tal mercado, a gente fala que o mercado está capitulando.
É um movimento natural, dados os cenários internos do mercado cripto, e externos no que tange à economia global e à aversão a risco dos investidores perante o momento atual.
Isso é uma bela concretização de uma oportunidade de investimento.
Se os preços estão baixos e os fundamentos são os mesmos, ou estão melhorando, como é no caso do bitcoin e dos principais criptoativos, devemos ponderar comprá-los a tais preços.
Sempre com visão no longo prazo e com parcimônia. Cripto é volátil, não exponha uma quantia que comprometa a performance da sua carteira. Em momentos como este, de quedas, eu sugiro que você tenha no máximo 5 por cento dos seus recursos investidos em criptoativos.
Há uma boa possibilidade de que quem tomar a atitude de começar a investir em criptoativos agora, tenha bons frutos no futuro, quando o mercado retomar.
Os bons ativos do mercado estão se desenvolvendo, melhorando suas partes técnicas, aumentando suas parcerias e facilitando a experiência do usuário.
Agora é o melhor momento para começarmos a investir.
Temos, no Nord Crypto Master, 11 ativos que estão em pleno desenvolvimento e que podem trazer bons retornos a longo prazo.
Caso você queira conhecê-los, deixo o convite abaixo!
Quero conhecer o Nord Crypto Master
Espero você do outro lado!
Um abraço,