Dólar hoje 16/08: fecha perto da estabilidade frente ao real
O dólar hoje fechou com leve queda de -0,01%, negociado a R$ 4,986, nesta quarta-feira, 16, acompanhando o movimento de correção visto em outras moedas emergentes.
Novamente a aversão ao risco no cenário internacional teve um impacto reiterado sobre as atividades comerciais dentro do Brasil. Nesta semana, os dados da China estão ocupando o centro das atenções por parte dos investidores.
A segunda maior economia global deixou a desejar ao apresentar números que não atenderam às expectativas de vendas no varejo e produção industrial.
Os últimos dados referentes ao setor varejista ficaram abaixo das previsões que indicavam um aumento de 4,4%, com crescimento de 2,5%. Paralelamente, o setor industrial registrou um aumento de 3,7%, não atingindo a marca esperada de 4,6%, reforçando a percepção de que a economia chinesa está tangenciando um período de desaceleração.
Adicionalmente, rumores sobre o default de títulos da Country Garden, uma das maiores construtoras da China, trazem mais cautela e aversão ao risco.
Uma eventual desaceleração da China tem o potencial de gerar repercussões em escala mundial, podendo afetar as exportações de diversos países, incluindo o Brasil.
O mercado também fica atento sobre o rumo das taxas de juros nos Estados Unidos, que atualmente se situam entre 5,25% e 5,50% ao ano, frente ao ciclo de corte de juros local. Esse movimento pode reduzir o diferencial de juros e diminuir a atratividade do Real.
Temos monitorado de perto o cenário e aproveitado janelas atrativas para reforçar as posições internacionais de clientes Nord Wealth. Embora projetar a trajetória de câmbio seja uma tarefa difícil — para não falar impossível —, o trabalho de planejamento e distribuição de portfólio se mostra eficiente aproveitando diferentes janelas da moeda e protegendo o patrimônio de forma internacional.