Câmara aprova texto-base que viabiliza Auxílio Brasil de 400 reais; Proposta vai agora ao Senado



Na terça-feira (9), o pregão foi dominado pelo mercado, amplamente antecipando a votação em segundo turno da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados. O Ibovespa fechou a sessão em alta de 0,72 por cento, a 105.535 pontos, apoiado na queda dos juros futuros.

Na agenda econômica desta quarta-feira (10), o investidor se volta para a inflação no Brasil, com a divulgação do IPCA de outubro, o índice oficial de inflação do Banco Central. Destaque também para a primeira prévia do IGP-M de novembro. Nos EUA, o mercado acompanha o dado de inflação ao consumidor, o CPI de outubro.


Construtoras se recuperam com a queda dos juros futuros

As construtoras se destacaram na terça-feira (9) entre as altas do índice, reagindo ao alívio nos juros futuros brasileiros. À espera de definição na Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, as taxas caíram 30 pontos-base (0,3 ponto percentual) na parcela longa da curva a termo.

Na liderança, Eztec (EZTC3) subiu 5,86 por cento, a 20,21 reais; Cyrella (CYRE3) ganhou 4,55 por cento, a 15,61 reais e MRV (MRVE3) valorizou 3,71 por cento, a 11,72 reais.

Balanços em destaque

A Mitre Realty (MTRE3) também registrou ganhos (2,43 por cento; a 6,72 reais) apesar da queda de 76,7 por cento no lucro líquido no terceiro trimestre, na comparação anual, para 5,4 milhões de reais. A receita líquida, entretanto, cresceu 7,5 por cento para 154,1 milhões de reais.

Já a MRV (MRVE3) reportou no balanço do terceiro tri um crescimento de 1 por cento na receita; 55 por cento no Ebitda e 64 por cento no lucro. Na leitura do Rafael Ragazi, nosso analista de ações, a maior venda de ativos da história da AHS, subsidiária da construtora nos Estados Unidos, foi o que permitiu a forte evolução nos resultados da companhia.

PEC dos Precatórios: texto-base é aprovado em segundo turno na Câmara


Por 323 votos a 172, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (9), em segundo turno, o texto principal da PEC dos Precatórios.

A medida prioritária permite o parcelamento de precatórios e altera o cálculo do teto de gastos, liberando 91,5 bilhões de reais para o Orçamento do próximo ano. O texto segue, agora, para análise do Senado, onde também precisa ser aprovado em dois turnos, com pelo menos dois terços de votos favoráveis.



Por outro lado, o Executivo sofreu uma derrota em relação à regra de ouro, espécie de limite para a dívida pública. A Câmara derrubou o trecho da proposta de emenda constitucional (PEC) dos Precatórios, que permitia uma pretendida flexibilização para o descumprimento da regra. Os demais destaques foram aprovados.

O que mais é destaque no cenário doméstico?

BTG Pactual tem lucro contábil de 1,74 bilhão de reais no terceiro trimestre

Apesar das condições do mercado, o BTG Pactual (BPAC11) encerrou o terceiro trimestre de 2021 com lucro líquido contábil de 1,74 bilhão de reais, alta de 77 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior e de 4,4 por cento em relação ao segundo trimestre deste ano.

O banco também informou que a receita total atingiu 2,478 bilhões de reais no período, alta de 55 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já o retorno sobre patrimônio médio (ROAE) atingiu 20,1 por cento entre julho e setembro deste ano, alta de 4,4 pontos percentuais na comparação ano a ano. Crescimento de fintech e rentabilidade de bancão.

A nossa analista de ações, Danielle Lopes, elaborou um estudo completo sobre o setor financeiro para descobrir quais ações de bancos têm o maior potencial de valorização nos próximos anos. Será que as antigas instituições financeiras continuam sendo as mais atrativas e rentáveis?

Acesse o relatório e entenda a nossa tese antes de sair comprando. Os códigos das ações recomendadas estão no PDF gratuito que preparamos.

Relevante agora


Petz (PETZ3) prepara nova oferta de ações e amplia serviços com a Cão Cidadão

A Petz (PETZ3) definitivamente quer acelerar seu crescimento e anunciou, na terça-feira (9), que está se preparando para realizar um follow-on.

A empresa informou que a oferta será 100 por cento primária (todo o dinheiro vai para o caixa da companhia) e consistirá na emissão de 41 milhões de novas ações.

Com base no preço de fechamento no pregão de ontem (20,83 reais), o follow-on pode movimentar 854.030 milhões de reais.

A companhia pretende utilizar os recursos captados para (i) acelerar a abertura de lojas e hospitais; (ii) fortalecer o ecossistema e novos negócios/M&A (aquisições); e (iii) desenvolver sua plataforma digital, tecnologia e logística.

Além disso, a rede também anunciou a aquisição da franquia de adestramento Cão Cidadão, do zootecnista e veterinário Alexandre Rossi, durante a teleconferência sobre o balanço do terceiro trimestre do ano. O valor da operação não foi revelado.

As ações da Petz acumulam alta de 51 por cento desde que a companhia abriu seu capital, em setembro do ano passado.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!