Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.

A era da monetização por meio das redes sociais tem seus prós, tenho que reconhecer. Facilidade do acesso à informação, democratização do conhecimento, entre outros benefícios.

Porém, apesar dos meus 26 anos de idade, vou ser o “tiozão” do assunto: essas práticas podem ser nocivas e eu quero te ajudar a não cair nas ciladas desse mercado que, apesar de ser tão cheio de benefícios, podem causar a sua ruína financeira.

Esqueça a pilantragem, as pirâmides financeiras, os inúmeros golpes e promessas de rentabilidade que existem por aí. Não é disso que eu vou falar hoje. Se você está aqui, lendo esta newsletter, com certeza você não cai nessas farsas.

A minha preocupação maior são com os conteúdos produzidos “de boa fé”, mas que, no fundo, os interesses pessoais por trás dos produtores deles visam muito mais o benefício próprio do que o benefício que ele traz para você. Vou explicar!

Se você lê sobre finanças, investimentos, pesquisa sobre isso, os algoritmos do Google, YouTube e Facebook (Instagram, Whatsapp) já te fisgaram.

Provavelmente você tem acesso a diversos conteúdos de diversos influenciadores do mercado financeiro.

Se você os acompanha, seja no YouTube ou no Instagram, já deve ter percebido uma coisa. Se não havia reparado ainda, faça isso agora!

As temáticas são repetidas, com caras diferentes, e mudam simultaneamente.

Quando a bolsa está em alta, só falam de bolsa. “A ação XYZ está muito barata!”. Isso sem falar do day trade que, particularmente, acho uma grande furada que é vendida como a solução de todos os problemas.

De repente, cripto começa a ser mais interessante. “A moeda ABC vai explodir”; “Conheça o novo Ethereum”; ou “Essa cripto vai deixar o Bitcoin no chinelo”. São todos exemplos que cansei de ver.

Do nada, cripto morre. Nenhum desses influenciadores fala mais de cripto. Agora, a onda da vez é falar sobre como rentabilizar suas milhas e pontos gerados no cartão de crédito.

Essa “direcionalização” acontece até dentro dos subnichos. Em cripto, por exemplo, uma hora o assunto da vez é Ethereum, e outra hora, Solana. Isso sem falar nos inúmeros projetos ruins que já foram “o projeto da vez”. Os cryptogames e a Terra Luna são um passado recente.

Não me entenda mal, em grande parte, são bons conteúdos, bons temas, que trazem, sim, benefício para quem os acessa. Seja conhecimento, ou exposição a um novo mercado, os meios são válidos!

Mas o que é óbvio e ninguém vê ou fala é que o assunto da vez é o que já está em alta. Quando se fala de bolsa, o IBOV já subiu 30 por cento. Quando começa a se falar de Bitcoin, ele já subiu mais de 200 por cento. Quando se fala de milhas, o mercado já está inflacionado.

Quanto menor o mercado era, maior ele se torna com esse efeito manada e mais o efeito bolha tende a ser próximo. Não queremos que a bolha estoure enquanto estivermos dentro, certo?

Como você já deve saber, nenhum mercado sobe ou apresenta rentabilidade acima da média para sempre!

Ou seja, se você se guiar pelo que você “ouve por aí”, vai estar sempre defasado, atrasado.

Novamente, não estou criticando os influenciadores. O trabalho deles é este: otimizar o alcance de acordo com o que está tendo mais procura e trazer informação e conhecimento para os seus seguidores. É ok.

Mas o alerta é: não é porque você não ouve falar todo dia de um mercado que ele deixou de existir ou de ser interessante. Muito pelo contrário!

O que não está em alta como tema não está em alta nos preços. É aí que reside a verdadeira oportunidade!

É claro que preço baixo não é sinônimo de oportunidade, mas preço baixo com fundamentos bons (às vezes até melhor do que nas altas do mercado) é uma grande oportunidade para quem está com a visão no longo prazo.

O nosso imediatismo (e digo nosso porque isso é normal do ser humano), associado ao “fast-food” de informações que as redes sociais nos proporcionam, nos leva para esse piloto automático, no qual só seguimos o fluxo e só nos interessamos pelo que salta aos nossos olhos.

Este texto é uma provocação para que você saia desse fluxo!

Atenção ao que você não anda ouvindo por aí! Pode ser que nesses assuntos estejam as grandes oportunidades.

Na Nord Research, buscamos fazer esse trabalho para você! Sempre estamos de olho no que é melhor para o seu portfólio de investimentos, tanto em renda fixa quanto em ações, fundos de investimentos, fundos imobiliários e, até mesmo, criptomoedas.

Temos uma carteira com 10 criptos nas quais vemos a principal característica de uma oportunidade: bons fundamentos e preços atrativos!

Se você quiser ir contra a manada e se expor a boas oportunidades de longo prazo, convido-o para conhecer o Nord Crypto Master.

Basta acessar o link abaixo!

Quero conhecer o Nord Crypto Master

Espero você do outro lado!


Um abraço,