A inflação ao consumidor dos Estados Unidos medido pelo CPI apresentou uma alta de +0,31%, em linha com o esperado.

O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, subiu +0,31%, também em linha com as expectativas.

Fonte: Bloomberg

O setor de serviços desacelerou de +0,35% para +0,28%, motivado pelos preços de aluguéis (Shelter) e serviços de transporte.

Já o setor de bens acelerou de +0,05% para +0,31%.

Dentro do setor de serviços, que possui o maior peso no cálculo, houve uma leve desaceleração dos preços de aluguéis (rents of shelter), que passaram de +0,36% para +0,31%.

Fonte: Bloomberg

Com a desaceleração gradual ao longo dos últimos trimestres, aluguéis acumulam uma alta de +4,76% em 12 meses, ante +4,91% no mês anterior.

Fonte: Bloomberg

Ainda dentro de serviços, o serviços de transporte, que chegou a pressionar o dado em alguns períodos, mas mostrou uma deflação de -0,03% nessa divulgação.

Fonte: Bloomberg

Em 12 meses, os serviços ainda acumulam um patamar elevado de +4,56%, mas que vem desacelerando sequencialmente nos últimos meses.

Fonte: Bloomberg

O setor de bens, apesar da maior pressão nessa divulgação, não vem mostrando preocupações e acumula uma deflação de -0,58% em 12 meses.

Fonte: Bloomberg

Dessa forma, o núcleo do CPI, em 12 meses, acumula uma alta de +3,32%.

Fonte: Bloomberg

Ou seja, um dado sem grandes surpresas, mas que traz bons sinais no qualitativo diante da desaceleração de serviços acompanhada pela desaceleração de aluguéis (mesmo que leve).

Essa é uma fase em que a desaceleração da inflação americana vem acontecendo a uma velocidade mais lenta, o que demandará uma maior cautela por parte do Federal Reserve no ciclo de corte de juros ao longo das próximas reuniões.

Mesmo levando esse fator em consideração, continuo enxergando espaço para um corte de 25 pontos em sua próxima decisão.

Nos primeiros meses de 2025, porém, podemos ver a autoridade monetária pulando alguma reunião e seguir com os cortes de uma maneira mais gradual.

O que é o CPI americano?

O Consumer Price Index (CPI) é um dos principais dados de inflação ao consumidor, representando a variação média dos preços pagos pelos consumidores por uma cesta de bens e serviços.

Quando sai o CPI EUA?

O CPI é divulgado na primeira metade de cada mês, normalmente entre os dias 10 e 15.

O calendário de divulgação pode ser visto aqui.

Qual a taxa de inflação dos EUA hoje?

  • CPI mensal de outubro: +0,2%
  • Acumulado em 12 meses: +2,6%
  • Núcleo do CPI mensal de outubro: +0,3%
  • Núcleo acumulado em 12 meses: +3,3%.