Sumário

Um levantamento feito pelo Serasa Experian apontou que o setor de bancos e cartões sofre 1 tentativa de fraude a cada 6 segundos no Brasil. A ferramenta de contagem da empresa mostra que o setor sofreu mais de 4 milhões de tentativas de fraude em 2023. Por isso, é importante saber como se prevenir contra fraudes para evitar riscos e não cair em golpes. 

Para ajudar, veja 12 dicas essenciais para se prevenir de fraudes em seu cartão de crédito ou banco digital. Confira!

1. Mantenha seu dispositivo seguro

Mantenha seu dispositivo (computador, smartphone ou tablet) sempre seguro. Para isso, instale atualizações de sistema e aplicativos com frequência, pois elas geralmente corrigem falhas de segurança.

2. Use senhas fortes

Proteja suas contas online com senhas fortes. Utilize números de identificação pessoal (PIN) seguros para cartões e, se possível, recursos adicionais como 3D-Secure ou senhas de uso único.

Nunca escolha senhas fáceis, como datas de aniversários, número de telefone de pessoas próximas ou números sequenciais. 

Outra dica é não usar a mesma senha para diferentes cartões ou contas. Por fim, altere suas senhas regularmente para garantir mais segurança. 

3. Use recursos de segurança

Utilize recursos de segurança adicionais, como 3D-Secure, especialmente durante compras online, caso essas opções sejam oferecidas pela administradora do seu cartão ou banco digital.

Também, sempre que possível, ative a verificação em duas etapas (autenticação em dois fatores). S

A criação de senhas fortes e autenticação em 2 fatores fortalecem a segurança nas compras com cartão.

Alguns aplicativos e navegadores permitem salvar seus dados de contato para evitar digitações repetidas no futuro. No entanto, evite armazenar detalhes de pagamento em sites de comércio eletrônico, mesmo que pareçam ser seguros. 

4. Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas

Quando receber e-mails ou mensagens, olhe bem o remetente da mensagem e o que está escrito. Se pedirem senhas, números de cartão ou códigos, é golpe. Nunca dê essas informações por telefone ou e-mail. Empresas sérias não pedem detalhes do seu cartão assim. 

Ao receber esse tipo de mensagem ou ligação, bloqueie o remetente e faça uma denúncia para seu banco. 

5. Monitore suas transações

Sempre revise os extratos de seu cartão de crédito e conta bancária. Fique atento a transações suspeitas e relate imediatamente qualquer atividade não autorizada à administradora do cartão.

Muitos bancos digitais ou administradoras de cartão oferecem a opção de notificação em cada movimentação de sua conta. Ative essas notificações e, assim, você receberá um alerta e poderá agir rapidamente em caso de golpe. 

6. Evite Wi-Fi público

Ao realizar transações financeiras online, sempre use uma conexão segura. Sendo assim, não utilize computadores públicos para fazer transações ou compras e nunca faça compras em redes com as quais não esteja familiarizado. Isso porque, as redes Wi-Fi públicas podem ser monitoradas por golpistas.

7. Garanta sua segurança digital geral

É importante manter vigilância diária em sua segurança digital, tornando seus pagamentos ainda mais seguros. Algumas dicas simples podem ser úteis:

  • Mantenha seu dispositivo atualizado;
  • Assegure a proteção do seu acesso Wi-Fi;
  • Verifique sua conta bancária online regularmente;
  • Use senhas exclusivas para cada serviço;
  • Leia cuidadosamente os e-mails que recebe em seu dispositivo, evitando clicar em anexo ou links suspeitos;
  • Cuidado ao usar as redes sociais.

Utilize antivírus e firewall para proteger seu computador e smartphone contra ameaças cibernéticas.

Tenha cautela ao clicar em links desconhecidos, especialmente em e-mails ou mensagens suspeitas.

Seja no e-mail, redes sociais ou mensagens, nunca clique em links que você acredita serem suspeitos, mesmo que venha de pessoas conhecidas, porque elas podem ter sido vítimas de um golpe que você ainda não sabe. 

Sempre que receber links com promoções irresistíveis ou qualquer transação suspeita, não clique e entre em contato diretamente com o banco, via aplicativo ou central de atendimento para tirar suas dúvidas. 

9. Verifique a segurança do site

Ao fazer compras online, antes de inserir informações financeiras, assegure-se de que o site seja autêntico. Confira algumas dicas:

Procure por HTTPS

Recomenda-se realizar compras em sites com segurança “https”. Existem dois tipos de sites: aqueles com endereço começando por “http://” e “https://”. Evite compras naqueles com “http://” e não crie contas em sites com esse início, pois suas informações podem ser interceptadas por terceiros. 

Compre apenas de varejistas confiáveis

Ao fazer compras online, escolha varejistas de confiança. Verifique se o site usa criptografia SSL, indicada pelo símbolo de cadeado na barra de endereço. Insira dados do seu cartão apenas em sites seguros.

Nunca compartilhe senhas

Além disso, nunca compartilhe informações pessoais, como senhas, pois nenhum site confiável solicitará esses detalhes.

Em contas com carteiras digitais, você será direcionado para seu aplicativo e só então digite senhas. Nunca as coloque diretamente no site da compra. 

10. Use cartões virtuais para compras online

Alguns bancos disponibilizam um serviço gratuito de cartão virtual, especificamente para compras online. Ele é semelhante a um cartão físico, inclui um número, código de verificação (CVV) e data de validade. Mas, são temporários e reduzem os riscos em caso de exposição.

Aliás, alguns bancos geram cartões apenas para uma transação específica, reduzindo o risco de golpes e fraudes.

11. Cuidado com sites desconhecidos e ofertas irresistíveis

Algumas ofertas às vezes são boas demais para ser verdade. Por isso, antes de fazer uma compra, verifique a reputação do site. Leia as avaliações e comentários dos consumidores.

Desconfie de sites que oferecem preços muito mais baixos do que seus concorrentes. Muitas vezes, é uma página de um site aparentemente confiável copiada com poucos detalhes para enganar os consumidores. 

Em compras em lojas físicas também desconfie. Nunca insira seu cartão em maquininhas que pareçam suspeitas. Também evite entregar seu cartão nas mãos do vendedor. 

12. Em caso de perda ou roubo, comunique imediatamente ao seu banco

Caso perceba atividades suspeitas após uma compra, entre em contato imediatamente com seu banco. Solicite o cancelamento do seu cartão para evitar transações não autorizadas.

Após o cancelamento, comunique ao banco sobre as transações fraudulentas. Solicite o reembolso dessas transações ou peça a emissão de um novo cartão para garantir a segurança de suas finanças.

Como se prevenir contra fraudes

Neste artigo, conferimos algumas dicas para garantir a segurança de suas transações ao utilizar bancos digitais e cartões de crédito, como usar senhas fortes, manter seus dispositivos atualizados e verificar a segurança do site. Seguindo essas dicas, você consegue prevenir fraudes e golpes.

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe o blog da Nord Research para ficar por dentro de mais dicas para garantir sua segurança financeira.