Esqueça tudo que você ouviu ou pensou sobre o mercado de criptoativos ser extremamente complexo, ou excessivamente arriscado e perigoso. Ou, pior ainda, que é só pra quem é muito rico.

O mercado cripto é, sim, muito volátil. Mas volatilidade não é sinônimo de risco.

Risco, no mercado cripto, é associado à má alocação de recursos. Diz mais sobre o investidor do que sobre o mercado.

Então, hoje, a minha missão aqui é acabar com o preconceito (pré conceito) sobre o mercado cripto, quebrar esses paradigmas e essas falácias e, mais importante, te ensinar a começar a investir em criptoativos do jeito certo e no melhor momento possível: agora!

Vamos lá?

Volatilidade não é sinônimo de risco


Retomando a minha frase previamente escrita aqui: volatilidade não é sinônimo de risco.

Para utilizar a volatilidade da forma certa, principalmente associada a um mercado cheio de potencial e extremamente novo, você precisa investir da forma correta.

Defina sua estratégia

O primeiro passo para isso é definir um plano de ação para investir em uma classe de ativos.

Criptoativos são ativos de renda variável e de extrema volatilidade e, independentemente do seu perfil de risco, a alocação nessa classe de ativos deve ser pequena se comparada ao restante da sua carteira.

Parece óbvio, mas é impressionante o quanto ouço relatos de pessoas que “apostaram tudo” em cripto e perderam grande parte.

Isso é errado. Quem faz isso quer um dinheiro rápido. E essa não deve ser a filosofia de se investir em criptoativos. Cripto é um investimento de longo prazo e deve ser tratado como tal.

Eu, que sou analista de criptoativos e trabalho com esse mercado há 6 anos, tenho cripto como a menor parte da minha carteira.

Ninguém deve ter mais do que 10% de sua carteira em criptoativos.

Esse é o primeiro passo para não se prejudicar no mercado cripto.

Se você for conservador, tenha até 2%. Se for mais arrojado, até 5%. Mais do que isso é só pra quem tem acompanhamento profissional no mercado. É o que sugiro pros meus assinantes no Nord Crypto Master.

Escolha boas corretoras

Outro fato que é extremamente importante é comprar ativos em boas corretoras.

Ao contrário do mercado de ações, por exemplo, os criptoativos não têm uma bolsa única.

Cada corretora tem sua própria base de clientes, seu próprio livro de ofertas e sua própria solução de custódia.

O ideal em cripto é você fazer a sua própria custódia. Mas como entendo que isso é um pouco complicado no começo, selecionar uma corretora que seja de extrema confiança para custodiar seus ativos é bastante importante.

Aqui, no Brasil, temos o Mercado Bitcoin, a BitcoinTrade e a Mynt, que são de extrema confiança.

Faça a melhor seleção de ativos

Por fim, outro fator muito importante para investir em criptoativos é a seleção de ativos.

Nunca compre um criptoativo porque o Elon Musk comprou ou porque qualquer pessoa te falou que ele vai “para a lua”. Essa expressão é muito utilizada em cripto para dizer que o preço do ativo vai subir muito.

Os criptoativos têm fundamentos. Você tem que ser um investidor de valor no mercado de criptoativos.

Compre ativos que têm bons fundamentos, que são de fato úteis e têm bons projetos por trás.

Assim, você saberá o que esperar do ativo e consegue acompanhar bem os fundamentos para tomar decisões pragmáticas ao longo do caminho.

No Nord Crypto Master temos uma seleção de dez ativos que, neste ano, bateu todos os benchmarks do mercado por meio das nossas sugestões.

São ativos que têm um potencial muito grande para os próximos anos. Caso queira conhecer, deixo aqui o meu convite para você começar da melhor forma possível no mercado de criptoativos:

Quero fazer parte do Nord Crypto Master!

Espero você do outro lado!

Um abraço,