Nord Insider

Nesta sexta-feira, 26, os índices futuros em Nova York operam em queda à espera do discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole, evento anual com líderes de bancos centrais das principais economias globais.

Na agenda econômica, destaque para a divulgação do Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) de agosto e para o Índice de Preços ao Produtor (IPP) de julho. Nos Estados Unidos, os investidores acompanham o segundo dia de Jackson Hole, o anúncio do Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal de julho e dos estoques do atacado americano em julho.

Principais assuntos de hoje

  • Agrupamento de ações da Gafisa;
  • Economia: Cenário global segue marcado pela incerteza.

Gafisa agrupa ações na proporção de 9 para 1 a partir de setembro: saiba se é bom ou ruim


A Gafisa (GFSA3), uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil, divulgou mais detalhes sobre o processo de agrupamento de ações da companhia.

O mercado especulava um aumento de capital social, no entanto, a companhia informou que o capital atual será “mantido em R$ 1.252.958.113,49 e passará a ser dividido em 37.883.658 ações ordinárias”, conforme o fato relevante.

O agrupamento da Gafisa será realizado na proporção de 9 para 1 a partir do dia 23 de setembro.

Para Fabiano Vaz, analista de ações da Nord Research, a operação servirá, basicamente, para melhorar a percepção sobre o preço dos papéis e também para reduzir parte da volatilidade das ações da companhia.

Como o agrupamento impacta as ações?

A operação não altera o valor do investimento. O PhD em valuation e investimentos, Aswath Damodaran, tem uma analogia interessante sobre o tema. Ele diz que uma pizza não fica mais gostosa se for dividida em 6, 8 ou 12 pedaços. Ou seja, não importa o número de fatias, a pizza continuará com o mesmo sabor e tamanho.

O nosso analista aponta que como o agrupamento de ações não altera os fundamentos e o valor da empresa, não há mudanças para os acionistas, exceto o preço de tela e a quantidade de ações no mercado.

Prazo para ajuste de posições


O prazo para que os acionistas ajustem suas posições, passando a deter uma quantidade de ações múltipla de nove, será até o dia 22 de setembro.

Se um acionista perder o prazo para ajustar suas posições, as eventuais frações resultantes do grupamento serão agrupadas em números inteiros e vendidas em leilão a ser realizado na B3.

Vamos supor que o acionista possua 100 ações de GFSA3. No agrupamento de 9:1, ele ficaria com 11,111 ações da companhia. Como, no Brasil, a quantidade de ação é por números inteiros, os decimais (valor fracionado), no nosso exemplo 0,111, será depositado em dinheiro após o “leilão das sobras”.



Cenário global segue marcado pela incerteza

O cenário internacional continua bastante desafiador. Dentre as principais observações, está a ênfase de desaceleração econômica em todo o mundo (Estados Unidos, Europa, China).

Os Estados Unidos, por exemplo, estão desacelerando por conta do processo de subida de juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, e do aperto das condições financeiras.

Na leitura do especialista em fundos de investimentos da Nord Research Luiz Felippo, ainda que estejamos presenciando uma desaceleração econômica americana, a dúvida do mercado é se o aperto da política monetária do banco central americano será suficiente para levar o núcleo de inflação de +4,8 por cento para +2 por cento.

Fonte: Bloomberg


Avaliamos que uma eventual necessidade de juros mais altos pode “chacoalhar” o mercado por lá.

Aumenta o risco de recessão na Europa


A Europa, por sua vez, está lidando com um problema energético depois que a Rússia passou a fornecer quantidades cada vez menores de gás ao continente. O impacto mais direto dessa ação é o aumento do preço do gás, que multiplicou por três vezes em 2022.

Com preços maiores e menor consumo, a consequência naturalmente é uma desaceleração importante da atividade econômica por lá e um encaminhamento para recessão, aponta o nosso analista.

Em outras palavras, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu xeque mate na Europa.

Fonte: Bloomberg


Desaceleração da China


Enquanto isso, a China, que tem sido um motor importante do crescimento global, também está em desaceleração.

O primeiro ponto, na visão do nosso analista, é a política de Covid-zero que dificulta manter a economia aberta e atrapalha o desenvolvimento da atividade econômica.

Uma outra questão que o mercado segue de olho é a desaceleração do mercado imobiliário chinês, com quedas de vendas de casas na faixa de -40 por cento.  

Esse é um setor que, direta e indiretamente, ocupa cerca de 30 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) da China. Com isso, problemas nesse segmento causam desacelerações importantes do PIB.

Gráfico apresenta setor de construção e atividades relacionadas como % do PIB (1998-2018).
Fonte: Kinea Investimentos‌ ‌

Acompanhar os principais movimentos do mercado global ajudará você a entender quais riscos está correndo dentro do seu portfólio de investimento.


Receba mensagens direto no celular com as principais notícias que movimentam o mercado financeiro. Conheça o canal oficial da Nord no Telegram, entre para o grupo.




Meme do dia

Fonte: @papoderiqueza_/Reprodução