O Bradesco (BBDC4) registrou um lucro líquido recorrente de R$ 5,4 bilhões no quatro trimestre de 2024 (4T24), uma alta de +87,7% em relação ao ano anterior. O ROE trimestral ficou em 12,7%, um crescimento de 2,5 pp em relação ao 4T23.

Resultados acima do consenso

No 4T24, destacamos o crescimento nas linhas mais rentáveis (seguros e serviços) e a redução das provisões.

 Resultados Bradesco 4T24. Fonte: RI

A margem financeira apresentou crescimento de +5,4% na comparação anual, em função do crescimento de +4,7% de margens com clientes, impulsionado pelas operações em pequenas e médias empresas, e crescimento de +21% em margem com o mercado, impulsionada pelo maior resultado com arbitragem.

Dos segmentos mais rentáveis, a companhia apresentou ótimo crescimento na receita líquida de prestação de serviços (+13,7%) e seguros (+16,6%), impulsionadas pelo crescimento em rendas de cartão (+16,2%) e conta corrente (+5,8%) em prestação de serviços e aumento de prêmios em seguros, contribuição previdenciária e capitalização, aliados à redução de sinistros retidos.

O crescimento da carteira de crédito ficou em +11,9% com destaque para micro, pequenas e médias empresas.

O índice de inadimplência para atrasos superiores a 90 dias ficou em 4,0%, apresentando uma redução de 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior. 

O lucro líquido foi impactado positivamente pela redução de -29% em despesas com PDD. A redução é resultado da melhora da qualidade das safras, mudança do mix da carteira para linhas com melhores margens e melhor eficiência de cobrança. 

O ROE acumulado em 12 meses ficou em 11,7% e o índice de Basileia Nível 1 ficou em 12,4%, com expectativa de subir para 12,8% em 2025, após ajustes regulatórios.

Guidance de 2024 entregue

A companhia cumpriu o guidance apresentado em 2024, com destaque para o crescimento acima do esperado em prestação de serviços.

Para 2025, o Bradesco projeta crescimento da margem financeira líquida, controle do custo de crédito e avanço das receitas de seguros. O guidance indica expansão da carteira de crédito entre 4% e 8%, crescimento de 4% a 8% em prestação de serviços e 6% a 10% em operações de seguros e serviços correlatos.

O desafio será a gestão do risco de crédito em um cenário macroeconômico ainda desafiador.

Dividendos e JCP de Bradesco (BBDC4)

A companhia não anunciou pagamento de proventos, apenas o cancelamento de 50.158.200 ações (26.433.900 ON e 23.724.300 PN), adquiridas por meio do programa de recompra​. A medida deve contribuir para a otimização da estrutura de capital e aumento do retorno ao acionista. A sinalização é positiva dado que a recompra é uma das formas que BBDC encontrou para passar uma mensagem ao mercado que a companhia está mal precificada, na visão da gestão atual.

Qual o dividend yield de Bradesco (BBDC4)?

O dividend yield dos últimos 12 meses é de 9,7%.

Quem é Bradesco (BBDC4)?

O Bradesco é um dos maiores conglomerados financeiros do Brasil, com atuação diversificada nos segmentos de banco de varejo, atacado, seguros, previdência, capitalização e gestão de ativos. Fundado em 1943, o banco possui uma ampla rede de agências físicas, complementada por canais digitais em expansão, atendendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Vale a pena comprar Bradesco (BBDC4)?

No  momento, não temos recomendação de compra para as ações da companhia.

Como faço para comprar ações da Bradesco (BBDC4)?

Para investir nas ações do Bradesco é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. A empresa é negociada na B3 sob o ticker BBDC4.

Reiteramos que, no momento, não temos recomendação de compra para as ações da companhia.