A Bluesky é uma plataforma que visa fornecer uma experiência mais ampla e flexível em comparação com o antigo líder de mercado, o Twitter. Ela funciona com código aberto e traz mais liberdade para usuários na forma como interagem na rede social.

Você provavelmente já ouviu falar do Twitter, que é uma rede de microblog, ou seja, para postagens de textos curtos, cujo nome foi alterado para X. Mas você já conhece o concorrente Bluesky, que tem ganhado centenas de milhares de adeptos?

Ela conta com propostas inovadoras e uma interface amigável. Essa rede tem diferenças relevantes em relação à plataforma de Elon Musk. Diversos internautas que já criticaram e demonstraram insatisfação com o Twitter estão migrando para a Bluesky. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe a leitura!

O que é a Bluesky e quem criou a rede?

A Bluesky é uma rede social que está competindo com o antigo Twitter (atual X). Foi criada em 2019 por Jack Dorsey (cofundador e ex-CEO do Twitter).

O nome Bluesky faz um paralelo indireto com a antiga plataforma de Dorsey, cuja logo é um passarinho azul. Para quem não sabe, Musk comprou o Twitter em 2022. Já a Bluesky foi lançada em fevereiro e está disponível para iOS e Android.

Como as mudanças recentes na rede social de Elon Musk tem desagradado usuários, a Bluesky tem ganhado destaque e tem um visual bem parecido com a X. A linha do tempo tem a denominação de “skyline”.

Quem está na rede pode fazer postagens de “skeets”, que são equivalentes aos tuítes. O limite é de até 300 caracteres. Além disso, é possível curtir posts, seguir outras pessoas, compartilhar e comentar. No entanto, não é possível ainda enviar mensagens diretas (DM).

Como anda o crescimento da rede social Bluesky?

A Bluesky já atingiu 1 milhão de usuários, segundo uma postagem da diretora de Estratégias e Operações da empresa, Rose Wang, em setembro.

Este rápido crescimento está relacionado às insatisfações de usuários com as mudanças realizadas por Elon Musk no Twitter. Por exemplo, ao limitar o número de publicações a que os internautas têm acesso diariamente.

No dia 18 de setembro, Musk levantou a possibilidade de cobrar mensalidades para todos os internautas que usam a rede social X.

Uma das mudanças já vigentes é o selo azul de conta verificada. Para ter acesso, é preciso pagar uma mensalidade. Além disso, foram criados os selos amarelo (para empresas) e outro cinza (para órgãos de governo).

Houve ainda outra alteração no algoritmo do feed. São dois feeds no X, um com posts aleatórios e outro de contas seguidas pelo usuário.

Em outubro do ano passado, havia 7,5 mil funcionários no antigo Twitter, mas no momento a empresa conta com pouco mais de 2 mil empregados. Em março, Musk enviou um comunicado dizendo que a empresa se desvalorizou de US$ 44 bilhões para US$ 20 bilhões.

Quais as diferenças entre Bluesky e X?

A plataforma Bluesky funciona de forma descentralizada e com código aberto. Isso significa que existem outros espaços para interagir pelo sistema AT Protocol, que possibilita a conexão de internautas em diferentes redes, com portabilidade de contas.

Ou seja, a ideia é que os usuários do Bluesky possam se comunicar com pessoas de outras redes sociais, como Facebook ou Instagram. Como uma abordagem diferente para algoritmos, os internautas também têm um controle maior dos conteúdos que veem no feed.

Como entrar na Bluesky?

Diferentemente de outras redes sociais, a Bluesky não está disponível imediatamente para todos. É necessário realizar um cadastro e entrar na lista de espera ou receber um convite de quem já tem acesso.

Para ter acesso à rival do Twitter, basta se inscrever no link https://bsky.app/. Clique em “criar nova conta”, escolha “Bluesky” e clique em “Próximo”. Vão aparecer as opções para inserir o código do convite ou para entrar na lista de espera.

Gostou de saber mais sobre a Bluesky? Siga a Nord nas redes sociais: Spotify, LinkedIn, Youtube e Facebook.

Resumindo

O que é Bluesky rede social?

A Bluesky é uma rede social rival do Twitter (atual X), com visual e funcionamento bastante parecidos para postagem de textos curtos. É possível curtir, seguir, compartilhar e comentar. Porém, uma diferença é que a plataforma opera com código aberto.

Qual é o concorrente do Twitter?

O Twitter tem atualmente dois concorrentes principais: o Threads, que foi lançado em julho pela Meta de Mark Zuckerberg, e o Bluesky, lançado em fevereiro pelo cofundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey.