Bill Gates nasceu em 1955 nos Estados Unidos e, com 20 anos, fundou a Microsoft em parceria com seu amigo de escola, Paul Allen. Confira a trajetória do bilionário até hoje!

Provavelmente, quando você pensa em Bill Gates, vem à mente o fato de ele ser um dos fundadores da Microsoft, uma das mais famosas empresas de software do mercado. Porém, muitos não sabem que, hoje, o bilionário se dedica à filantropia.

Neste artigo, conheça a trajetória do proprietário de uma das maiores fortunas da atualidade. Continue a leitura!

Quem é Bill Gates?

Bill Gates é um dos fundadores da Microsoft. Nascido em 1955 nos Estados Unidos, ele ocupa hoje a sexta posição entre as 25 pessoas mais ricas do mundo, com patrimônio estimado em US$ 110 bilhões. Esse número foi divulgado no ranking da revista Forbes e se refere ao patrimônio líquido do empresário até a data de 10 de março de 2023.

Ele é considerado uma das pessoas que contribuíram para a chamada "revolução do computador pessoal". Em outras palavras, possibilitou que o computador deixasse de ser uma máquina enorme em laboratórios e se tornasse um equipamento usado por pessoas comuns em casa ou qualquer outro lugar.

Trajetória

De família classe média alta, Willian Henry Gates III estudou em boas instituições de ensino. Ele frequentou colégios públicos dos EUA até ingressar na Lakeside School, escola particular de Seattle, onde sua paixão por tecnologia se consolidou.

Em 1973, quando completou 18 anos, o empresário entrou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para cursar Matemática e Direito. No entanto, em 1975, abdicou da vida acadêmica para cuidar da Microsoft, fundada no mesmo ano, com seu amigo de escola Paul Allen.

Curiosamente, apesar de não ter concluído o curso superior, em 2007, Gates recebeu um diploma honorário de Harvard como doutor em direito.

Mesmo sem o diploma tradicional, a ousadia de deixar uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo para apostar no próprio negócio se mostrou uma decisão muito acertada para o empreendedor. Em 1986, a Microsoft passou a ser listada na bolsa de valores e, um ano depois disso, o empresário tornou-se bilionário com apenas 31 anos.  

O que Bill Gates faz hoje em dia?

Em 2020, Bill Gates deixou o conselho da Microsoft, embora ainda dedique parte do seu tempo para trabalhar com equipes da própria empresa.

Ele, junto a sua ex-esposa, Melinda Gates, segue ativo com ações de filantropia por meio da Fundação Bill e Melinda Gates (BMGF), originada em 2000 e mantida mesmo com o divórcio do casal. Ao longo das duas décadas em exercício, a instituição já investiu cerca de US$ 53 bilhões em ações beneficentes.

A organização tem atuação em mais de 130 países ao redor do mundo, onde buscam melhorar condições sanitárias e infraestruturais das nações.

Dentre as causas filantrópicas apoiadas pela fundação estão: desenvolvimento da rede de saneamento básico, combate a doenças, como a poliomielite, ampliação da agricultura local e incentivo ao uso de fontes de energia limpas.

Livros escritos por Bill Gates

Além de empresário e filantropo, Bill Gates tem escrito livros ao longo da sua carreira profissional. Veja, a seguir, alguns deles.

"A Estrada do Futuro" (2015)

O livro traz a tese de que uma revolução tão importante quanto a invenção da imprensa por Gutenberg ou a Revolução Industrial está em marcha. Ele discute as vantagens e os problemas de um mundo globalmente integrado por meio de canais digitais de alta velocidade.

"Como evitar um desastre climático: As soluções que temos e as inovações necessárias" (2021)

Nessa obra, Bill Gates faz a proposta de um plano abrangente, prático e acessível, a fim de zerar a emissão dos gases causadores do efeito estufa e, assim, evitar uma catástrofe climática. Para isso, ele conta com a ajuda de especialistas de diferentes áreas, apresentando ações a serem tomadas pelos próprios cidadãos.

"Como evitar a próxima pandemia" (2022)

O título utiliza o passado recente da Covid-19 para discutir sobre como evitar que uma nova pandemia mate milhões de pessoas e destrua a economia global.

Com base no conhecimento dos melhores especialistas do mundo e na sua experiência no combate a doenças fatais na Fundação Gates, ele mostra o que deveríamos ter aprendido com o coronavírus e o que podemos fazer para evitar outro desastre.

O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para seguir a Nord Research nas redes sociais! Estamos no Spotify, LinkedIn, YouTube e Facebook!

Resumindo

O que Bill Gates fez para o mundo?

O empresário e filantropo norte-americano Bill Gates é um dos fundadores da Microsoft, empresa de software. Ele é visto como um dos pilares históricos da transformação dos computadores de enormes máquinas industriais para dispositivos mais simples, capazes de serem utilizados domesticamente.

Qual empresa Bill Gates fez?

Bill Gates foi um dos fundadores da Microsoft, empresa de software, em parceria com seu amigo de escola, Paul Allen, no ano de 1975. A companhia é a responsável pela origem de programas como Word, Excel e Power Point, e redes sociais tais quais LinkedIn e Skype, além do próprio Windows, o sistema operacional de computador mais utilizado no mundo.