O Banco do Brasil (BBAS3) anunciou que seu conselho de administração aprovou “payout” de 40% para o exercício de 2023.

O Payout, ou Payout Ratio, é a porcentagem do lucro que será distribuído aos acionistas por meio de juros sobre o capital próprio (JCP) ou dividendos.

O BB informou que remunerará os acionistas em oito momentos, sendo quatro pagamentos realizados ao longo dos trimestres de referência, de forma antecipada, e outros quatro pagamentos complementares, efetivados após o encerramento dos trimestres de referência, conforme quadro abaixo:

As ações do BB serão negociadas “ex-dividendos” a partir de 14 de março de 2023. O primeiro pagamento será no dia 31 de março de 2023.
Fonte: Reprodução/ Banco do Brasil

O banco ressaltou que se a distribuição for via JCP, o montante distribuído possui incidência de imposto, o que não é o caso dos dividendos.

De acordo com o Banco do Brasil, o valor do payout do BBSA3 considerou os balizadores constantes na política.

Comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM):

“O valor do payout definido pelo conselho considerou os balizadores constantes na política, em especial, o resultado do banco, sua condição financeira, a necessidade de caixa, o Plano de Capital e suas metas e respectivas projeções, a Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos, perspectivas dos mercados de atuação presentes e potenciais, oportunidades de investimento existentes e a manutenção e expansão da capacidade operacional”.

Desempenho das ações

As ações do Banco do Brasil subiram mais de 2% na última sexta-feira, 20, após aprovação do payout de 40%. No ano, elas acumulam alta de 15,38%, contra avanço de 2,10% do Ibovespa.