Análise de BLAU3; Investor Day da Petrobras; Come-Cotas e emprego
Nord Insider
As bolsas operam em queda na manhã desta terça-feira, 30, em meio à cautela dos investidores após declarações do CEO da farmacêutica Moderna, Stephane Bancel, ao Financial Times, de que as vacinas existentes podem ser menos eficazes contra a nova variante ômicron.
Na agenda econômica, o IBGE divulga a PNAD Contínua de setembro, com os dados oficiais de desemprego no Brasil. Outro dado referente ao mercado de trabalho brasileiro previsto para sair nesta terça é o Caged, com o total de empregos formais. Após o Vale Day ontem, 29, os investidores estarão atentos ao Investor Day da Petrobras, desta vez em Nova York. No exterior, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, prestarão depoimentos no Comitê de Bancos do Senado às 12 horas (horário de Brasília).
Focus piora as projeções para 2022
Na agenda doméstica, destaque para o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda, 29, com uma leve revisão para cima na projeção de inflação para o ano que vem, desta vez de 4,96 por cento para 5,0 por cento — no limite do intervalo de tolerância.
Como funciona a meta de inflação?
O centro da meta de inflação para 2022 é de 3,5 por cento, mas existe um intervalo de tolerância que o BC pode percorrer. Esse intervalo é de 1,5 ponto percentual (p.p.) para cima e para baixo. Ou seja, a meta de 2022 tem o intervalo de 1,0 por cento a 5,0 por cento (exatamente o que o Focus está prevendo).
Por outro lado, as expectativas de inflação para 2023 (3,42 por cento) e 2024 (3,10 por cento) não sofreram alteração.
Já as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 continuam sendo revisadas para baixo. De acordo com o Boletim Focus divulgado na segunda, o PIB de 2022 ficará em 0,58 por cento, ante 0,70 por cento na previsão da semana passada.
Para o analista de renda Christopher Galvão, o Focus das últimas semanas reflete o cenário de estagflação da economia brasileira, ou seja, um cenário de atividade bem fraca com uma pressão inflacionária.
IGP-M desacelera e fica estável em novembro
Além do Focus, tivemos a divulgação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) que ficou em 0,02 por cento em novembro, bem abaixo das estimativas de 0,28 por cento.
Ainda que a alta nos preços dos combustíveis seja uma preocupação, foi compensada pela queda nos preços de grandes commodities como minério de ferro, soja e milho.
Com esse resultado, a analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research Marilia Fontes comenta que é importante continuar acompanhando de perto os próximos resultados do IGP-M e do IPCA para saber se realmente vão continuar desacelerando e trazendo um certo alívio para esse cenário de inflação pressionada, de modo a avaliar a capacidade do Banco Central de percorrer as metas dos próximos anos.
Vale Day 2021: tudo o que você precisa saber
A Vale (VALE3) apresentou ontem, 29, as perspectivas para os próximos anos em um encontro com investidores em Nova Iorque, que foi transmitido ao vivo. O analista de ações Fabiano Vaz selecionou os principais pontos divulgados no Vale Day 2021. Veja a seguir:
No guidance de produção para 2022, a Vale estima um crescimento menor, em torno de +3 por cento, e disse que seu foco será a extração de minério de maior teor.
A mineradora ainda mostrou seus esforços na redução de custo de caixa nos próximos anos, principalmente com a diluição de custos fixos e eficiência no frete.
O nosso analista avalia que mesmo indicando um aumento de produção em 2022 e redução de custos, a Vale depende do preço do minério de ferro, e é muito difícil que no médio prazo os preços retornem aos patamares de 200 dólares.
Abaixo, na tabela apresentada pela companhia, podemos ver a análise de sensibilidade para o Ebitda da mineradora em 2023.
Se pegarmos a média de 20 bilhões de dólares de Ebitda, mesma estimativa do mercado, a VALE3 negociaria a 3x Ebitda acima dos 2,6x atuais.
Para você entender, a Vale negociada a 2,6x pode até parecer barata, mas para fazer sentido, a mineradora precisaria aumentar sua produção em níveis muito maiores ou contar com a volta do minério bem acima dos preços atuais.
O que esperar para Vale?
Considerando as perspectivas de demanda fraca na China, Fabiano conclui que não teremos um ciclo muito positivo para a commodity no próximo ano e recomenda MANTER as ações da VALE3.
Recomendação: Manter
Come-cotas nos fundos
Nesta terça, 30, é o dia do segundo “Come-Cotas” do ano. Se você é investidor de primeira viagem, talvez não esteja familiarizado com a tradicional aparição do Come-Cotas. Mas fique tranquilo, porque o analista de fundos Luiz Felippo vai explicar o que realmente importa.
O Come-Cotas nada mais é do que uma cobrança antecipada de Imposto de Renda. Essa forma de tributação é válida apenas para os fundos de investimento multimercados e os de renda fixa — não sendo aplicada nos fundos de ações.
Quando é recolhido?
Nessa modalidade, o governo recolhe automaticamente o valor do imposto em formato de cotas. O pagamento ocorre a cada seis meses, em maio e novembro, e é cobrado apenas em cima do lucro que o cotista obteve em determinado fundo.
Como muitos outros investidores, você pode estar se perguntando: o pagamento de impostos pode ser duplamente cobrado na hora do resgate? A resposta é não.
Quando o cotista resgata seu dinheiro do fundo, o valor que ele deve de imposto é descontado do valor que ele já pagou ao longo do tempo, em formato de cotas.
Como funciona?
Para ficar mais fácil de entender, vamos a um exemplo prático.
Digamos que você investiu 1 mil reais em um fundo multimercado em que cada cota custa 1 real. Logo, você terá um total de 1.000 cotas.
Passados seis meses, o fundo entregou ótimos retornos fazendo com que você dobrasse seu capital. Agora, você tem 2 mil reais e cada cota custa 2 reais, mas você segue tendo 1.000 cotas.
Na data do come-cotas, você pagará imposto de 15 por cento sobre o lucro obtido, logo, você pagará 150 reais de imposto.
Como o imposto é cobrado em forma de cotas, o governo vai “comer” 75 de suas cotas. (150 reais de imposto dividido pelo valor de cada cota, que no caso é de 2 reais). Assim, você passará a ter 925 cotas do fundo.
Ou seja, a partir da data que ocorre o come-cotas você terá menos cotas, mas mais dinheiro, já que o bom rendimento do fundo fez com que cada cota valorizasse. O processo se repete semestralmente.
Esse conteúdo é exclusivo aos assinantes da série Nord Fundos. Acesse e saiba mais sobre tributação em fundos.
Relevante agora
Blau (BLAU3): vale o investimento ou é furada?
Já teve a sensação de que o número de farmácias ao seu redor cresceu? A multiplicação das redes de farmácia nos faz lembrar do filme Gremlins, de 1984. Em cada lote vago, surge uma nova rede.
As empresas de saúde e as farmacêuticas têm se beneficiado amplamente do envelhecimento da população brasileira e da longevidade das pessoas, o que consequentemente faz aumentar os gastos com saúde em geral, principalmente entre indivíduos com mais de 75 anos em comparação com aqueles com menos de 25 anos.
Desde o IPO em abril de 2021, o analista de ações Henrique Vasconcelos monitora as ações de Blau Farmacêutica (BLAU3), e compartilharemos com exclusividade nossas impressões sobre o ativo até o momento.
O negócio da Blau
Fundada e controlada por Marcelo Hahn – um corredor da Fórmula Porsche – a Blau desenvolve, produz e distribui medicamentos de alta complexidade (principalmente injetáveis).
A companhia tem um portfólio de medicamentos para doenças agudas/crônicas; biotecnologia/biológicos: produtos de plasma, biossimilares e anticoagulantes; oncológico: orais e injetáveis, além de ser especializada em antibióticos, anestésicos, injetáveis gerais.
Com mais de 30 anos de experiência no segmento hospitalar, a empresa atende hospitais, operadoras de saúde, saúde pública e clínicas.
Resultados do 3T21
O nosso analista avalia que a empresa vem crescendo em um ritmo muito acelerado nos últimos anos.
No terceiro trimestre (3T21), os resultados vieram um pouco abaixo do esperado devido ao atraso para o lançamento de alguns medicamentos, mas ela tem tudo para recuperar e voltar a entregar bons resultados no 4T21.
BLAU3: investimento ou furada?
Ainda nos falta ter 100 por cento de convicção em relação à governança da companhia. Hahn é a quarta geração de uma família que fundou farmacêuticas na Alemanha e na América Latina e há um histórico de disputa familiar.
Nossa conclusão é que se a empresa conseguir manter a visibilidade de crescimento e entregar o cronograma de lançamentos de medicamentos, pode ser interessante a entrada. No momento, nossa recomendação é para ficar de fora das ações da BLAU3.