Vale a pena investir em WLMM4?
Caminhando para 80 anos de história, a WLM (WLMM4) é uma companhia que tem como foco principal a comercialização e prestação de serviços para veículos da marca Scania, como caminhões pesados e extrapesados, ônibus rodoviários e urbanos, venda de peças genuínas e serviços de manutenção corretiva e preventiva.
No segmento de Concessionárias Scania, o grupo está presente em 19 pontos espalhados por 5 estados do Sudeste e Norte do país. A WLM ainda atua no segmento agropecuário, por meio de suas controladas, Fartura e Itapura, nas quais possui atividades de cria, recria e engorda de bovinos, além da produção e comercialização de café, soja e milho.
A agropecuária, porém, representa apenas 1% de sua receita bruta atualmente. O grande “carro-chefe” da companhia é a venda de caminhões (novos e usados), representando 69% da receita. Peças e lubrificantes (23,5%), prestação de serviços (3,8%) e a venda de ônibus (2,7%) completam a receita bruta da empresa.
Mesmo com uma pressão no 3T23 após reajustes de +30% no preço de venda de caminhões (receita e Ebitda caíram -18% e lucro -24%), a WLM vinha apresentando uma forte expansão em seus resultados nos últimos anos após passar por um processo de reorganização e de investimentos em concessionárias, tornando-se líder na venda de veículos pesados da Scania.
Desempenho das ações da WLM
Com seu Ebitda subindo +625% nos últimos cinco anos, suas ações se multiplicaram por mais de 10x no mesmo período. Ainda assim, WLM negocia a 6x Ebitda — o que não é alto (média da bolsa está em ~9x Ebitda), mas a empresa precisaria, ao menos, manter seus resultados no longo prazo para compensar um investimento (o que não parece ser o caso).
Quanto a WLM paga de dividendos?
Nos últimos 12 meses, a WLM pagou R$ 0,7254 por ação em dividendos, o que representa um dividend yield (rendimento) de 2,4%.
WLMM4 vale a pena?
O maior problema do investimento na companhia está na liquidez de suas ações, tendo em vista que são negociados, em média, apenas R$ 90 mil diariamente — muito longe, inclusive, da maioria das small caps, que negociam mais de R$ 1 milhão por dia. Sendo assim, mesmo que relativamente “barata”, não vemos que WLMM4 compensa os riscos atualmente.