As ações de frigoríficos registram  forte queda no pregão desta segunda-feira, 21. A BRF (BRFS3) e da Marfrig (MRFG3) lideram as perdas entre as ações do Índice. 

O desempenho negativo despertou preocupações no mercado financeiro, com investidores buscando entender os motivos por trás desse movimento. 

Quais fatores explicam a queda das ações de frigoríficos?

De acordo com fontes do Broadcast, as ações são puxadas para baixo por conta dos casos de gripe aviária nos principais estados produtores de frango nos Estados Unidos. Com os animais contaminados, o custo das empresas tende a aumentar e o crescimento da operação fica limitado.

Gripe aviária nos EUA

No sábado, 18, a Geórgia, nos EUA, suspendeu temporariamente todas as atividades avícolas e vendas de aves após a confirmação de um caso de gripe aviária altamente patogênica (HPAI, na sigla em inglês) em uma operação comercial no condado de Elbert.

Na segunda-feira, 20, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou um comunicado aos seus associados sobre a confirmação de um surto de Influenza Aviária em aves comerciais no estado da Geórgia. 

Como essa queda impacta os investidores?

O caso de gripe aviária levanta um alerta para as empresas brasileiras do setor de frigoríficos reforçarem suas operações para evitar uma crise sanitária no país. Com o aumento do risco, ações da BRF, Marfrig e JBS, que atuam com a produção de aves, foram pressionadas.

O que esperar para o setor de frigoríficos nos próximos meses?

É cedo para avaliar qualquer impacto potencial nas operações domésticas da PPC, pois as medidas para controlar casos semelhantes foram eficazes em vários países no passado recente, incluindo o Brasil.

A JBS vem apresentando avanços operacionais e na redução da sua alavancagem, mas para 2025, a expectativa é que a companhia continue entregando resultados sólidos.

A BRF, por sua vez, passou por uma reestruturação recente, e deve continuar colhendo os resultados com o aumento da rentabilidade e redução do endividamento. 

Já a Marfrig, além de capturar os melhores resultados da sua controlada BRF, concluiu a venda de 16 plantas para a Minerva, que vai auxiliar na redução da sua alavancagem.

Manter-se informado sobre o desempenho dessas ações e monitorar o mercado financeiro será essencial para quem investe no setor.