Com a taxa Selic em 13,25% a.a., muitos investidores se perguntam se ainda vale a pena investir em ações que pagam dividendos. Afinal, os juros altos tornam a renda fixa mais atrativa, reduzindo o apelo da Bolsa de Valores.

A nosso ver, as dividendeiras continuam atraentes em 2025. Algumas empresas podem oferecer dividend yields superiores ou próximos à Selic, além da possibilidade de ganhos extras com valorização das ações (se bem escolhidas).

Como a taxa Selic influencia o pagamento de dividendos?  

O aumento da taxa Selic não é nada positivo para as empresas listadas na Bolsa de Valores e, principalmente, para suas ações.

Juros mais altos impactam diretamente o consumo da população (pressionando setores específicos como varejo e construção civil), elevam as despesas financeiras de empresas endividadas (reduzindo seus lucros) e afastam a atratividade da renda variável.

Assim, é possível dizer que existe uma correlação inversa entre juros e Bolsa.

Contudo, não é porque o Copom voltou a elevar a taxa Selic que, necessariamente, não há nenhuma oportunidade na Bolsa brasileira. Muito pelo contrário.

Apesar dos impactos negativos, existem diversas empresas sólidas e resilientes que conseguem manter resultados estáveis (ou até crescentes), um endividamento saudável, geração de caixa sustentável e, por consequência, bons pagamentos de dividendos

Quais ações pagam dividendos acima da Selic?  

Fizemos um estudo no Bloomberg para descobrir quais empresas conseguiram apresentar um rendimento acima dos 13,25% a.a. atuais da taxa Selic. Confira abaixo o ranking completo das maiores dividendeiras:

EmpresaDividend Yield (últimos 12 meses)
Marfrig (MRFG3)17,80%
PetroReconcavo (RECV3)17,21%
Petrobras (PETR4)16,24%
CSN Mineração (CMIN3)13,99%
Bradespar (BRAP4)13,40%

Fonte: Bloomberg

O levantamento considera as empresas do Ibovespa com o maior dividend yield (indicador de rendimento dos dividendos em relação ao preço da ação) nos últimos 12 meses.

Vale a pena investir nas ações que mais pagam dividendos?  

Antes de analisar uma a uma, vale destacar um ponto extremamente importante: dividend yield passado não é garantia de dividend yield futuro

Isso mesmo, não é porque uma empresa possui um rendimento elevado no presente que o mesmo será sustentado no futuro. É por isso que é preciso analisar a sustentabilidade e previsibilidade das companhias antes de investir seu dinheiro comprando suas ações. 

Mais vale comprar uma empresa com dividend yield de 10% e que possui distribuições regulares ao longo dos anos, do que comprar outra com dividend yield de 15% (ou mais) e que não possui qualquer visibilidade de continuar distribuindo no futuro.

Mas, sem mais delongas, vamos agora analisar cada uma das 5 empresas com os maiores dividend yields da Bolsa brasileira. 

Marfrig (MRFG3)

A Marfrig é uma das maiores empresas de proteína bovina do mundo, vendendo para mais de 100 países. Com a recuperação de seu lucro, após processo de desalavancagem e a compra da BRF, seus dividendos subiram, mas a ciclicidade de seus resultados reduz a atratividade de suas ações no momento. 

Recomendação: neutro.

PetroReconcavo (RECV3)

A PetroReconcavo é uma companhia do setor de óleo e gás, com foco no redesenvolvimento e revitalização de campos maduros. Após um período de investimentos robustos em seus ativos, a empresa passou a dedicar uma boa parte de sua geração de caixa no pagamento de dividendos. 

Recomendação: compra.

Petrobras (PETR4)

A Petrobras é a maior companhia do Brasil e uma das maiores petroleiras do mercado mundial, com produção de mais de 2 milhões de barris/dia. Estamos estudando a companhia de forma mais aprofundada, mas, no momento, estamos de fora pelos riscos mais elevados em relação à PetroReconcavo. 

Recomendação: neutro.

CSN Mineração (CMIN3)

A CSN Mineração é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil. Apesar do cenário desafiador para o minério de ferro, a empresa apresentou resultados melhores em 2023, mas que já mostram sinais de desaceleração. Assim, não confiamos na sustentabilidade de seu dividend yield.

Recomendação: neutro.

Bradespar (BRAP4)

A Bradespar é uma holding que detém 3% das ações da Vale. Por ser uma holding, existe o risco da empresa não distribuir os mesmos dividendos recebidos por sua investida, por isso possui desconto em suas ações e, assim, um maior dividend yield. No momento, preferimos assumir apenas os riscos de VALE3.

Recomendação: neutro.

Invista com sabedoria, compre dividendeiras sustentáveis

Se você deseja investir em empresas que, de fato, vão entregar bons rendimentos ao longo dos próximos anos (e não apenas uma foto dos últimos 12 meses), recomendo que conheça o Nord Dividendos ainda hoje.

Além de um ótimo dividend yield histórico e projetado para os próximos anos, nossa carteira vem apresentando um desempenho superior e mais resiliente em relação à média da Bolsa.

E o melhor de tudo: se quiser conhecer o Nord Dividendos ainda hoje, você poderá levar junto o Renda Fixa PRO e o Nord Fundos Imobiliários por um preço super especial.

Ah, e as três carteiras com acesso vitalício (isso mesmo, para sempre)!