Um dos grandes destaques da semana foi a manobra feita pelo X (antigo Twitter) para momentaneamente driblar o bloqueio autoritário do STF. 

O X alterou seus endereços IPs de “hospedagem própria” e passou a hospedar o domínio do X na nuvem da Cloudflare

Como a Cloudflare foi usada para driblar o bloqueio do X?

Ao utilizar a infraestrutura de rede da Cloudflare, o tráfego do X foi redirecionado a servidores espalhados no mundo inteiro, o que impossibilita o rastreio da hospedagem original. Assim, o IP do X ficou junto ao IP da Cloudflare e de milhares de outros sites que a empresa hospeda. Dessa forma, foi possível a volta temporária da rede X no Brasil.

Quem trabalha na área de tecnologia com certeza deve conhecer a companhia. Mas a grande maioria das pessoas nunca ouviu falar e nem sabe que é possível investir nesta empresa tão importante para o funcionamento da Internet. 

O que é Cloudflare e para que serve?

A Cloudflare é listada na Nasdaq com o ticker NET. A companhia americana oferece uma série de serviços para proteger e otimizar o desempenho de sites e aplicativos na internet. Seus principais produtos incluem CDN (Content Delivery Network), proteção contra DDoS (ataques de negação de serviço), além de ferramentas de firewall e gerenciamento de DNS (Domain Name System).

Ela ajuda os clientes com implantações em nuvem ao tornar seus ativos da internet mais rápidos, mais seguros e mais confiáveis. A Cloudflare funciona como um proxy reverso, que se coloca à frente de qualquer tipo de infraestrutura de nuvem. 

O conjunto completo de produtos da Cloudflare é executado nesse serviço de proxy, incluindo: balanceamento de carga, o Web Application Firewall (WAF) da Cloudflare, proteção contra DDoS e muito mais.

Parece complexo, com nomes complicados. Mas funciona como um amplificador que recebe impulsos sonoros de uma guitarra, altera o som e o torna mais alto. A Cloudflare recebe o tráfego de rede e o acelera, eliminando todos os tipos de tráfego mal-intencionado.

Vale a pena comprar ações da Cloudflare (NET)?

Não. A empresa, por mais que ofereça um serviço bem importante para a infraestrutura de rede que temos hoje, ainda não se consolidou como uma empresa lucrativa. 

 Destaque dos resultados da Cloudflare. Fonte: Bloomberg

A imagem acima deixa claro que a empresa vem crescendo suas receitas (em cinza) em um ritmo constante. Contudo, é uma companhia que ainda não conseguiu se tornar lucrativa. Mesmo assim, ela vale hoje impressionantes US$ 28 bilhões. Isso representa 19x suas receitas atuais. 

É bem possível que ao longo dos próximos anos a Cloudflare consiga passar a gerar lucro para os seus acionistas. Contudo, ela já negocia com expectativas extremamente altas em seus preços. 

O universo da internet é muito dinâmico. Os riscos de investir em uma empresa que ainda não gera lucros e que pode ser disruptiva em um mercado tão competitivo são muito grandes. Recomendamos ficar de fora