Eu já contei para vocês que com 15 anos eu decidi que trabalharia com moda? Pensei em me tornar figurinista e estilista. Adorava ver os desfiles e costurar minhas próprias peças. Estava focada nesse objetivo e queria criar uma coleção. Fui para a casa da minha avó, que era artista, peguei todos os seus pincéis e tintas e lá fui eu nas criações.

Não vou te falar que meus desenhos estavam feios. Acho que essa não seria uma palavra totalmente justa. Mas não estavam legais. As modelos eram tortas, ou tinham muito ombro ou um quadril fininho, um peito caído ou um lábio torcido. Nunca ficava simétrico nem estiloso.

Apesar de ter ficado um pouco decepcionada comigo mesma, não pensei em desistir do meu sonho e fiquei refletindo sobre como melhorar aquilo ali. Na minha época, não tinha YouTube nem Instagram para ajudar. Quando queríamos aprender sobre algo, só tinha um jeito: cursos presenciais. Chorei para a minha mãe me matricular em um curso técnico de figurinista, um pouco cética no quanto aquilo me ajudaria, mas inspirada por uma vontade de ser melhor.

Eis que o primeiro módulo era desenho de moda. Achei engraçado ter um módulo só para isso. Pensei comigo que desenho era uma matéria meio artística e que não seria possível um professor passar "talento" para os alunos.    

Mas eu não poderia estar mais errada…

Na aula de desenho de moda, eu aprendi as proporções dos seres humanos. Começando pelas proporções das mulheres, depois homens, depois crianças. Rostos, mãos, pés, cintura… tudo tinha uma exata proporção. No começo, até eu pegar sensibilidade, eu desenhava uma pessoa com uma régua. Depois, com o tempo, já nem precisava mais.

O que o professor me passou naquelas aulas foi a técnica. E isso fez toda a diferença nos meus desenhos. Depois das aulas, tudo o que eu desenhava parecia vir de um caderno da Coco Chanel. Tá bom, talvez eu esteja exagerando um pouquinho, mas que eu impressionava toda a minha família e amigos, com certeza impressionava.

A técnica é aquilo que te diferencia. Quando ela está presente, você se profissionaliza. Os cirurgiões plásticos têm técnica para fazer um ponto que não apareça tanto. Os tenistas profissionais têm técnica para colocar força e direção na mesma bola. Os professores de matemática da escola têm técnica para ensinar multiplicação para as crianças. A boleira tem técnica para fazer um bolo em camadas. Saber a técnica das coisas te economiza ANOS de aprendizagem, sendo um grande atalho.

Ao longo dos anos, eu me desencantei de moda, passei por medicina e terminei pegando interesse por economia e finanças. Nada a ver uma coisa com a outra, não é mesmo? Mas em todas essas áreas de interesse, o que separa um espectador de um profissional são exatamente as técnicas.

Você, que é médico, deve olhar para mim falando de finanças e achar que o que eu faço é meio "artístico" e depende muito de vocação. Talvez você até ache que nunca teria condições de pensar em montar uma carteira da forma que eu monto. Mas eu te digo com a maior de todas as convicções: o que nos diferencia são apenas as técnicas.

Eu passei 10 anos nas mesas de operação de grandes fundos multimercado aprendendo como eles pensam, as técnicas que eles usam, os princípios que eles seguem para montar suas carteiras e escolher seus investimentos. Nenhum dos gestores que conheci são geniais tipo Einstein. Ninguém veio da NASA e raramente tinham PhD. Por outro lado, as técnicas que eles usavam frequentemente se repetiam.

São conceitos simples. Não tem nada muito fora da caixa, mas são extremamente eficazes na hora de alocar risco.

Eu sempre tento passar esses conceitos para os meus assinantes. Percebo, pelas perguntas que alguns fazem, como a forma que eles pensam é totalmente diferente da forma que os grandes gestores pensam.

Os investidores iniciantes são extremamente sensíveis ao preço, por exemplo. Se eles compram algo e o preço cai, já logo perguntam se é hora de vender e zerar o prejuízo. Se o preço sobe, já vem uma vontade de zerar e colocar o dinheiro no bolso.

Mas e se eu te dissesse que você está olhando para a variável errada? Que o que precisa mudar para você comprar ou vender uma posição NÃO é o preço?

Outro exemplo: muitas pessoas me perguntam no que elas têm que investir para ganhar 1 por cento ao mês ou: quanto o relatório "Renda fixa PRO" vai dar de retorno?

São perguntas impossíveis de responder. Eu sempre deixo claro que teremos épocas de rendimento baixo ou equivalente ao CDI e teremos épocas de retornos agressivos como os de bolsa, assim como quando cada uma acontecerá não depende de mim, depende do mercado.

Será que você entende exatamente por que eu digo isso? Ou você fica investindo procurando o retorno agressivo "consistente"? Será que se eu passasse para você todas as técnicas que aprendi e o mindset dos grandes investidores, você não pegaria um grande atalho rumo à prosperidade financeira?

Será que você não iria parar de tomar decisões baseadas em ideias erradas de como funciona o mercado? Será que você não se tornaria totalmente consciente do papel de cada ativo dentro da sua carteira?

Talvez você esteja pensando que nunca aprenderá, que saber disso depende de ser um profissional nessa área, mas isso não é verdade. O que te diferencia de mim não é a arte, é a técnica.

E se eu passar toda essa técnica para você?  

Essa é exatamente a minha intenção no Programa Master Portfólio. Honestamente, eu nunca vi nada igual no Brasil. Já vi várias pessoas ensinando sobre os ativos, dando recomendações, mas nunca vi ninguém ensinando o mindset dos grandes investidores para as pessoas físicas.  A ideia é que você entenda profundamente os conceitos e princípios que geram prosperidade. Em cada aula, sua cabeça tem que dar um clique.

Você vai entender por que as coisas são feitas de uma forma diferente pelos profissionais e pelos amadores; por que eles acabam "sempre ganhando" dos investidores inexperientes; por que a forma deles de pensar e agir muda completamente o resultado de suas performances; por que o que dá certo é totalmente contraintuitivo. Além disso, você vai começar a entender por que suas operações deram errado e você remava, mas não saía do lugar.

Eu estou muito animada para dividir todo esse conteúdo com você. Como já deve ter percebido, eu sou muito fã das técnicas. Elas podem lhe dar confiança e mudá-lo de patamar.

Esse grupo que participar do Programa Master Portfólio vai ser o primeiro e único a ter contato com um material totalmente diferente do que você está acostumado. Eu realmente acho que será revolucionário.

Mas quem tem que me confirmar isso é você!

QUERO UMA VAGA NO PROGRAMA DA MARILIA

Estou te esperando!