A regulação vem – e ela está chegando!
Olá, pessoal! Eu sou o Luiz Pedro, responsável pelo Nord Crypto Master, a carteira de criptoativos da Nord.
Biden assinou uma Ordem Executiva sobre o mercado de criptoativos. O tom trouxe otimismo para o mercado no curto prazo, e hoje quero elucidar os principais pontos dessa ordem.
Os Estados Unidos pró-cripto
O movimento de ascensão na atração dos EUA pelo mercado de criptoativos foi fruto de alguns fatores.
O primeiro deles é a ascensão dos preços e, consequentemente, do interesse dos investidores institucionais e não-institucionais (as pessoas físicas, tipo eu e você).
Isso, por si só, já gera uma certa pressão sobre os órgãos reguladores.
Muito se pensava sobre a postura dos EUA antes de tomarem um tom claro. “Como um país extremamente protecionista vai apoiar uma classe de ativos que serve para transação de valores e não passa pela mão e pela vigilância dele?”.
É fácil pensar assim quando se tem um mercado pequeno, local e globalmente.
Mas, hoje em dia, esse já não é mais o caso.
Estima-se, em pesquisas, que cerca de 16 por cento dos cidadãos adultos dos EUA já têm Bitcoin. O interesse e a adoção tiveram uma aceleração muito forte nos últimos dois anos.
Grandes empresas de pagamento começaram a negociar ainda em 2020. PayPal é o maior exemplo. Outras empresas começaram a ter Bitcoin nos seus caixas, como a Tesla.
A relevância dos EUA no mercado de cripto cresceu muito, principalmente depois do banimento da mineração na China. Diversos estados e municípios têm uma aproximação forte com o Bitcoin através de seus comandantes políticos. Texas, Nova Iorque, Miami e Arizona são os primeiros.
Diante desse cenário, com o somatório da adoção russa no meio da invasão e a tendência que se vê nesse sentido, tudo vindo de um opositor no quesito político e econômico, Biden se viu obrigado a trazer um posicionamento.
A ordem executiva vem no mesmo tom que a SEC, órgão regulador do mercado de capitais nos EUA, tratou no último ano: regular por segurança ao investidor e para fomentar o mercado.
Os principais pontos foram:
- a postura favorável à inovação, com predisposição a apoiar iniciativas de pesquisa e empreendimentos ligados a criptoativos, blockchain, e tudo que tange esse mercado;
- a intenção de criar um Dólar digital sendo mantida, assunto que estava adormecido no último ano;
- o prosseguimento no movimento regulatório.
Regulações pró-cripto são sempre bem-vindas. Há uma ala do mercado de criptoativos, dos mais “radicais” do ponto de vista ideológico, que é contra toda e qualquer regulamentação, mas a minha opinião vai em outro sentido. Quero ver o mercado crescer, ganhar dinheiro com isso e ajudar vocês a ganharem, no mínimo, tanto quanto eu. Espero que ganhem mais!
Esse é o meu trabalho aqui no Nord Crypto Master e quero reforçar o convite para conhecê-lo, com 30 dias grátis!
Um abraço,