Buscando atalhos

Muitas pessoas têm medo da bolsa.

Provavelmente você tem algum conhecido ou já ouviu alguma história de alguém que perdeu tudo, quebrou e ainda ficou devendo dinheiro após operar na bolsa.

Mas você sabe como alguém quebra na bolsa?

Será que se você pegar a parte excedente da sua poupança e colocar em ações, com foco no longo prazo, você corre o risco de quebrar?

A não ser que você tenha colocado algum dinheiro que não deveria na bolsa (como o que obteve vendendo sua casa para investir, por exemplo), em um cenário extremamente improvável onde o valor de todas as ações investidas vão a zero, você perderá apenas o capital que já topava perder.

Se você investe ao longo de décadas, em algum momento você vai ver a parte do seu patrimônio alocada em ações cair pela metade, mas as economias funcionam em ciclos, nenhum boom é eterno, nenhuma crise é eterna.

Isto é apenas a volatilidade, e volatilidade não é risco. Você só precisa não se desesperar no pior momento, assim como, também não deve ficar excessivamente animado em momento de forte alta na bolsa.

Ok, entendi. Mas então como as pessoas quebram?

Elas buscam atalhos, investem um dinheiro que não tem.

Isto se chama alavancagem, que basicamente significa operar com um capital muito maior do que o que você tem hoje com intuito de embolsar o lucro extra em função do maior volume financeiro operado.

Sim, no mercado financeiro sempre vai existir alguém que topa te emprestar dinheiro, mesmo que as chances de que você vá perder sejam altas.

É como se a Caixa Econômica Federal resolvesse te emprestar dinheiro para você jogar na Mega-Sena.

E se o dinheiro não é seu, o que pode dar errado, não é mesmo?

Como Funciona a Alavancagem?

Existem diversas formas de se alavancar, como: obter um empréstimo com sua corretora; operar contratos futuros (que são naturalmente alavancados); vender ações a descoberto (vender uma ação que não possui e fazer o que quiser com o dinheiro); investir em fundos que utilizam a alavancagem para obter retornos maiores ou que se comprometem a entregar a volatilidade de algum índice multiplicada por um fator pré-determinado; se alavancar com opções etc.

Enfim, são várias as formas e instrumentos existentes no mercado para que você opere um capital maior do que o que você tem disponível. Mas para passar minha mensagem de hoje, entender apenas o conceito basta.

Vou utilizar um exemplo (simplificado) para facilitar a compreensão.

Suponha que você tenha 10 mil reais disponíveis, mas conseguiu encontrar uma forma de operar com uma alavancagem total de 10x, ou seja, vai deixar os 10 mil depositados como garantia e vai operar, efetivamente, 100 mil reais.

Vamos supor que não existem custos operacionais, e analisar o que acontece com o seu patrimônio quando o ativo que você está operando sobe e cai 10 ou 20 por cento.

Nord para lhe auxiliar nessa jornada.

Um abraço,

Ragazi.