R$ 3 milhões em cashback! O que significa?
Em 2022, a Nord Wealth devolveu a seus clientes mais de R$ 3 milhões em cashback pelas corretoras parceiras.
Mas o que é cashback e o que essa marca significa?
Em janeiro de 2022, publicamos um artigo intitulado “Revolução Silenciosa”. Nele, comentamos sobre as mudanças no mercado de consultoria a partir de 2017. Um dos pontos abordados no início do artigo refere-se aos rebates e comissionamento dos produtos recomendados para clientes, e como o mercado de consultoria consegue eliminar esse conflito de interesse.
Para entender a questão, primeiramente precisamos olhar o modelo de assessoria nas corretoras.
No modelo de assessoria, o cliente não paga nada para ter um assessor na sua conta. Entretanto, não se engane achando que esse mesmo assessor “trabalha de graça”. Sua remuneração é calculada tendo por base os ativos alocados na carteira. Por exemplo:
A imagem mostra o percentual que o assessor receberia sobre a aplicação do cliente, ou seja, sobre um determinado produto/ativo em uma corretora. Na prática, se o cliente alocar R$ 100.000,00 em determinado produto, seu assessor recebe R$ 800,00.
Porém, não é sobre um único tipo de produto que o assessor recebe comissionamento. Na prática, quase todos os produtos do mercado distribuem parte de sua taxa de administração às corretoras, por serem responsáveis pela divulgação do produto. Ou seja, embora esse produto específico esteja distribuindo R$ 800,00 ao assessor, os outros produtos da carteira do cliente também distribuirão algum valor de volta para ele.
Fundos de investimento, emissões primárias de renda fixa, fundos de previdência, operações estruturadas, COEs e ofertas públicas são alguns dos produtos sobre os quais incide comissionamento, alguns chegando a 5% sobre a alocação realizada!
Sendo assim, como posso saber se os produtos que me foram recomendados tiveram por base uma análise diligente? Ou foram recomendados baseado no quanto meu assessor receberá pela alocação?
Está aí o conflito de interesse. E o mercado de consultoria tenta acabar com ele de duas formas.
A primeira é oferecendo transparência total ao cliente em relação aos custos do serviço, por já estabelecer a taxa ou valor a ser cobrado pela consultoria.
A segunda forma é pelo cashback. Nele, o cliente recebe em sua conta todo o comissionamento que, de início, seria direcionado ao assessor. O cashback aparece mensalmente no seu extrato da corretora.
Ao informar que já devolvemos mais de R$ 3 milhões em cashback, provamos que o nosso foco é no cliente. Essa é a melhor forma de mostrar que as recomendações de investimento da Nord Wealth são totalmente alinhadas com o perfil e objetivos de cada cliente, livres de conflitos de interesse.
Como diz o lema que estudamos para obter a certificação CFP, “cliente em primeiro lugar”. Esse é o princípio que norteia todas as nossas tomadas de decisão.