Após um cenário de alta no primeiro trimestre de 2024, vimos uma queda relevante nos preços dos criptoativos no segundo trimestre. 

Essas quedas pontuais estão relacionadas às vendas da Alemanha, que apreendeu uma grande quantidade de Bitcoin e vendeu a mercado. Além disso, temos a liberação de um saldo de 140 mil Bitcoins provenientes de uma corretora que foi hackeada em 2011 e está pagando seus clientes somente agora.

No entanto, isso não muda de forma estrutural o movimento de alta do mercado. Existem gatilhos no médio e longo prazo que podem beneficiar o Bitcoin e os outros criptoativos do mercado.

Sumário

Quais as 3 melhores criptomoedas?

Bitcoin

A principal criptomoeda do mercado é um ativo obrigatório na carteira dos investidores do mercado cripto. É o ativo com a tese mais sólida, com uma dominância relevante no mercado e que é o principal chamariz para novos investidores de cripto.

Ethereum

O segundo maior criptoativo do mercado está próximo a ter a listagem de ETFs nos Estados Unidos. A Ethereum vem passando por melhorias recorrentes. Atualmente, é a principal blockchain de aplicações do mercado e com maior valor travado em seus aplicativos. 

Solana 

A principal concorrente da Ethereum tem apresentado um crescimento relevante, não apenas no preço, mas também nas suas principais métricas. A Solana é, atualmente, a blockchain de aplicação mais barata e eficiente do mercado, tendo bons gatilhos de preço e usabilidade a médio prazo.

Quais as 5 criptomoedas mais promissoras hoje?

  • Bitcoin - BTC
  • Ethereum - ETH
  • Solana - SOL
  • Ondo Finance - ONDO
  • Akash - AKT

1. Bitcoin 

Se você está investindo ou planeja investir no mercado de criptoativos, é fundamental que você tenha Bitcoin.

Em um primeiro momento, é esperado que o Bitcoin tenha uma performance melhor que a média do mercado. Estar exposto ao ativo é primordial.

2. Ethereum

Bitcoin e Ethereum formam uma dupla primordial no mercado cripto.

O ETF de Ethereum traz para o segundo maior criptoativo do mercado um grande potencial. Mas não é só para ele. Muitas oportunidades se abrem para os ativos do seu ecossistema e também para os seus concorrentes.

O que nos leva à terceira sugestão de ativo para o segundo semestre de 2024: a Solana (SOL).

3. Solana (SOL)

A principal concorrente da Ethereum teve um excelente primeiro semestre em 2024, não só em termos de preço, mas também no crescimento da utilização da sua tecnologia.

A Solana é uma blockchain focada em aplicações, assim como a Ethereum. Ela possibilita a criação de aplicativos das mais diversas naturezas na sua blockchain, focando em manter taxas baixas e tendo alta capacidade de processamento de transações por segundo.

Uma atualização está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2024 e pode solucionar grande parte dos problemas atuais da Solana: a Firedancer.

Além disso, existem diversos projetos em andamento na Solana para atender a demandas específicas, como plataformas de criação de jogos utilizando sua blockchain.

Por fim, a aprovação dos documentos dos ETFs de Ethereum abriu uma brecha para a emissão de pedidos de ETFs de Solana, que já foram veiculados aos órgãos responsáveis por alguns emissores. 

4. Ondo Finance (ONDO)

A tokenização de ativos reais é uma das tendências mais fortes do mercado de criptoativos no momento. 

“Tokenizar” o ativo significa transformar a posse e os direitos a ele em um ativo digital, e, posteriormente, comercializar em frações por meio de uma blockchain.

A tokenização está se tornando cada vez mais comum, com ativos de baixa liquidez, difícil acesso e/ou que antes não eram possíveis de serem investidos. 

O mercado de tokenização, ou “Real World assets”, ainda tem muito a crescer, e estar posicionado no principal ativo desse mercado é primordial para nós, investidores do mercado cripto.

5. Akash (AKT)

O novo ouro da era moderna é a capacidade de processamento e armazenamento de dados. As Unidades de processamento gráficas (GPU) têm se mostrado cada vez mais caras e escassas. A Akash visa facilitar o acesso a esse tipo de tecnologia por meio da blockchain.

A Akash é uma plataforma de computação em nuvem descentralizada baseada em tecnologia blockchain. Ao invés de depender de grandes provedores, como a Amazon AWS ou o Google Cloud, a Akash conecta uma rede global de provedores independentes que alugam seus recursos computacionais ociosos, como servidores e GPUs. 

Isso cria um marketplace competitivo, onde desenvolvedores e empresas podem adquirir poder de processamento de forma eficiente e econômica.

Além de reduzir os custos, a Akash promove a privacidade e a segurança dos dados, uma vez que a computação é distribuída em uma rede descentralizada. Isso democratiza o acesso a recursos de alta performance, permitindo que provedores menores concorram em um mercado global.

Qual a melhor criptomoeda para comprar hoje?

Se você está começando agora a investir em criptoativos, a melhor escolha sempre é o Bitcoin para ser o seu primeiro investimento. 

O Bitcoin é a principal criptomoeda do mercado, tem a tese de investimento mais sólida e a menor volatilidade dentro do mercado cripto. 

Melhores corretoras de criptomoedas no Brasil

  • Mercado Bitcoin;
  • Bybit;
  • Coinbase;
  • Binance.

O ranking acima foi elaborado considerando alguns critérios. Os principais a serem analisados são:

  • Tempo de mercado;
  • Histórico de hacks ou perdas de saldo;
  • Variedade de criptos listadas;
  • Pares diretos com reais;
  • Volume negociado diariamente;
  • Taxas de negociação;
  • Facilidade de suporte ao cliente.

Como fazer transferência de criptomoedas?

Para fazer transferências de criptomoedas, você precisa de alguns pré-requisitos, como ter o ativo em posse em uma corretora ou carteira. Para isso, você precisa abrir uma conta em uma corretora, transferir reais e comprar cripto com os seus reais na corretora de sua escolha.

Tendo criptoativos em uma corretora que permita o saque de criptos, como as corretoras que citamos acima, você pode transferi-los para outras corretoras ou para outras pessoas.

Passo a passo para transferir criptomoedas

  • Solicite o saque do criptoativo que você tem saldo em sua corretora ou em sua carteira;
  • Preencha o endereço de destino, ou seja, para onde você quer mandar;
  • Verifique se o endereço corresponde à blockchain do ativo que você está sacando. Por exemplo: Se você está transferindo Bitcoin, confira se o endereço para onde você está mandando é um endereço de Bitcoin;
  • Confirme a transferência.

O tempo de transferência varia de acordo com a blockchain do ativo que você está transferindo. No caso do Bitcoin, a transferência dura em torno de 10 minutos. 

É bom investir em cripto?

Criptoativos são uma boa forma de diversificar a sua carteira de investimentos. Na década passada, os criptoativos foram a melhor opção de investimento. Na década presente, o mesmo vem acontecendo.

No entanto, é importante saber que os criptoativos não trazem garantia de retorno. São ativos de renda variável que variam de acordo com a oferta e a demanda.

Vale lembrar que os criptoativos têm uma volatilidade maior que os outros mercados, ou seja, apresentam variações de preços amplas em espaços de tempo menor.

Dito isso, investir em cripto é bom caso você esteja de acordo com essas características do mercado e esteja disposto a correr riscos, em prol de uma boa expectativa de retorno.

A exposição sugerida em criptoativos é de, no máximo, 5% do seu patrimônio investido. Caso você seja mais conservador, mantenha-se abaixo desse patamar.

Como investir em bitcoin?

Para investir em Bitcoin e outros criptoativos, basta seguir um simples passo a passo:

  • Abrir conta em uma corretora de criptoativos confiável, fornecendo seus dados e documentos para verificação;
  • Após a verificação dos seus documentos, transfira dinheiro da sua conta bancária para a sua conta na corretora de criptoativos. Muitas corretoras têm um limite baixo, como R$ 20,00 para o primeiro depósito;
  • Selecione o ativo que você deseja comprar, como por exemplo, o Bitcoin, utilizando os reais que você depositou para comprar.

Pronto, em questão de minutos, você pode fazer o seu primeiro investimento em Bitcoin, com valores tão baixos como R$ 20.

Carteira de criptomoedas

Agora que você já sabe quais são as 3 criptomoedas para investir hoje, o próximo passo é aprofundar seu conhecimento no mercado cripto.

O Nord Crypto Master é a série criada para que você entenda, aprenda, invista e lucre com essa nova tendência mundial. Diversifique o seu patrimônio em cripto e obtenha retornos mais expressivos com o devido controle de risco.

Depois de conhecer todas as recomendações, caso não goste ou não se adapte, basta solicitar o cancelamento e o reembolso de 100% do valor pago.