AMD anuncia novos chips de IA para concorrer com a Nvidia

Confira quais são as novidades da AMD que anunciou chips baseados em Inteligência Artificial, prometendo movimentar o mercado.

Nord Research 27/06/2024 12:00 5 min Atualizado em: 29/06/2024 03:55
AMD anuncia novos chips de IA para concorrer com a Nvidia

No início de junho de 2024, a fabricante de chips AMD anunciou seus novos processadores de inteligência artificial (IA), marcando uma competição direta com a Nvidia, líder do mercado.  Esses novos chips foram projetados para diversas aplicações, desde data centers até laptops avançados, consolidando a AMD como uma importante competidora no setor de IA.

Acompanhe o texto abaixo e entenda como serão esses novos chips e como isso deve impactar o mercado. 

Qual é a nova linha de chips de IA da AMD?

  • Instinct MI325X;
  • Instinct MI350;
  • MI400. 

Durante a Computex 2024, Lisa Su, gerente geral da AMD (Advanced Micro Devices), anunciou os mais recentes avanços da empresa na área de IA: uma linha de chips baseados em Inteligência Artificial (IA)

Este anúncio faz parte da estratégia da AMD para competir diretamente com a Nvidia no mercado de processadores de IA.

Instinct MI325X

O chip Instinct MI325X é uma nova versão baseada na arquitetura CDNA 3 da AMD, projetado para alto desempenho em cargas de trabalho intensivas. Ele possui 288 GB de memória HBM3E, o dobro da geração anterior, e uma largura de banda de 6 Tb/s. 

Comparado aos modelos da série MI200, o MI325X oferece 1,3 vezes mais desempenho em FP16 e FP8, além de maior largura de banda. Estará disponível no último trimestre de 2024.

Instinct MI350

O Instinct MI350 é um avançado processador projetado para suportar grandes linguagens e modelos complexos de Inteligência Artificial. Ele está previsto para ser lançado em 2025 e será baseado na nova arquitetura CDNA 4 da AMD. Este chip será equipado com até 288 GB de memória HBM3E e será produzido usando a tecnologia de 3nm.

Comparado com a série MI300 atual, a AMD espera que o MI350 entregue um desempenho até 35 vezes melhor em inferência, o processo de cálculo de respostas geradas por IA.

MI400

O chip MI400 da AMD será lançado em 2026 com uma arquitetura chamada provisoriamente de CDNA Next. Ele competirá diretamente com as GPUs NVIDIA Rubin Ultra, que também usarão memórias HBM4 e estão programadas para o mesmo ano.

Os aceleradores Instinct MI400 serão baseados em uma nova arquitetura da AMD, chamada de "Next", focada em oferecer desempenho e eficiência para inferência e treinamento de inteligência artificial em larga escala. A AMD ainda não divulgou detalhes específicos sobre essa linha de hardware, mas promete grandes avanços nesses aspectos.

Outros produtos anunciados pela AMD

Na Computex 2024, a AMD também anunciou outros produtos, como a série de CPUs mobile Ryzen AI 300, que promete ser a mais poderosa entre os SKUs voltados para PCs de IA, oferecendo até 50 TOPS de desempenho em inteligência artificial. 

Além disso, foram apresentados os Ryzen 9000 para desktop, ambos marcando a estreia da arquitetura Zen 5.

A AMD anunciou que sua nova geração de CPUs estará disponível no segundo semestre de 2024.

A corrida de gigantes pelo mercado de IA

Os fabricantes de chips estão focando no crescimento do mercado de PCs através da expansão das capacidades de inteligência artificial, após anos de recessão. A AMD e a Nvidia estão competindo agressivamente nesse espaço, com ciclos anuais de lançamento de novos chips de IA. 

AMD, Microsoft e Nvidia estão empenhadas no lançamento de chips modernos com tecnologia de IA. 

Assim, a AMD mira nos segmentos de alto desempenho, desafiando diretamente a Nvidia. Já a Microsoft, uma líder em tecnologia de IA, está investindo bilhões no OpenAI e está integrando rapidamente recursos de IA em seus produtos, como os novos "PCs de IA" Copilot+. 

A AMD mantém parcerias estratégicas com líderes globais como Microsoft, HP, Lenovo e Asus, que estão integrando processadores AMD Ryzen em seus computadores com recursos de inteligência artificial. Por exemplo, a Microsoft está integrando processadores Ryzen em seus novos PCs Copilot+ AI.

Qual o impacto desses lançamentos no mercado?

O anúncio dos novos chips de IA pela AMD marca uma forte competição com a Nvidia, que atualmente detém cerca de 80% do mercado. Esses lançamentos indicam uma corrida intensa entre os gigantes da tecnologia pelo mercado de IA, impulsionando o crescimento do setor. 

Dessa forma, espera-se que haja uma pressão por preços mais competitivos, o que poderá beneficiar consumidores e empresas que dependem de aplicações de IA intensivas. 

O que você achou desta novidade? Acompanhe o blog da Nord Research para ficar por dentro de outras notícias sobre o mercado mundial de chips. 

Perguntas frequentes

Quais são os novos chips de IA anunciados pela AMD?

A nova linha de chips de IA da AMD inclui os modelos Instinct MI325X, que será lançado ainda em 2024. O Instinct MI350, previsto para 2025 e MI400, que deve estar disponível em 2026

Como a AMD deve competir com a Nvidia no mercado de IA?

A AMD está lançando novos chips de IA com desempenho avançado e parcerias estratégicas com empresas como a Microsoft. Esses esforços visam competir diretamente com a Nvidia, que detém cerca de 80% do mercado de IA

Qual o impacto dos novos chips de IA da AMD no mercado?

Os novos chips da AMD indicam uma competição intensa com a Nvidia, o que pode levar a preços mais competitivos e beneficiar consumidores e empresas que utilizam aplicações de IA intensivas.

Compartilhar