Amazon faz oferta para comprar o TikTok nos EUA, diz jornal

O prazo para que o aplicativo encontre um comprador se encerra em 5 de abril

Henrique Vasconcellos 02/04/2025 13:47 3 min Atualizado em: 02/04/2025 15:05
Amazon faz oferta para comprar o TikTok nos EUA, diz jornal

​A Amazon (NASDAQ: AMZN; B3: AMZO34) apresentou uma oferta para comprar o TikTok nos Estados Unidos, segundo o jornal The New York Times. A oferta foi endereçada ao vice-presidente JD Vance e ao secretário de Comércio Howard Lutnick. 

A proposta da Amazon inclui a possibilidade de participação de outras empresas, como a Oracle e a Blackstone, no acordo. No entanto, fontes indicam que a proposta não está sendo levada a sério por outras partes envolvidas nas negociações. 

Até o momento, nem a Amazon, nem a ByteDance, controladora do TikTok, comentaram oficialmente sobre o assunto.

TikTok vai ser vendido?

O futuro do TikTok nos EUA tem sido incerto desde a aprovação de uma lei em 2024 que exige a venda de suas operações no país por razões de segurança nacional. 

Em janeiro, o presidente Donald Trump estendeu o prazo para a venda para um comprador não chinês, permitindo que o aplicativo continue operando temporariamente. No entanto, esse prazo se encerra em 5 de abril, conforme determinação legal. ​

Quais são os possíveis interesses da Amazon pelo Tiktok?

A Amazon hoje é dividida em duas principais vertentes: o segmento de varejo e o segmento de cloud (AWS). Uma possível movimentação para a aquisição do TikTok geraria uma sinergia muito interessante para o varejo. 

Atualmente, há três principais participantes no setor de publicidade on-line. O Google (Alphabet) ocupa a posição de liderança, por meio de sua plataforma de buscas. Em seguida, destaca-se a Meta, com suas soluções publicitárias integradas aos aplicativos Facebook e Instagram. Em terceiro lugar, encontra-se a Amazon, por meio de sua própria barra de buscas.

No ambiente de buscas da Amazon, os vendedores que atuam na plataforma podem pagar para obter maior visibilidade. Dessa forma, os compradores são direcionados prioritariamente aos anunciantes que optam por destinar parte de seus rendimentos à obtenção dessa vantagem de exposição dentro da plataforma.

Caso o TikTok viesse a integrar o ecossistema da Amazon, representaria mais uma plataforma poderosa nas mãos da empresa para direcionar usuários diretamente ao seu ambiente de compras. Isso pode ser feito por meio de conteúdos gerados por criadores com o intuito de promover produtos ou mesmo uma possível integração direta e verticalizada para compras. 

Essa união entre Amazon e TikTok configuraria um novo canal de atuação. Um canal em que o usuário não necessariamente usaria para fazer compras, mas que geraria um incentivo recorrente à possibilidade de compras na Amazon. 

A nosso ver, trata-se de uma aquisição que faz sentido para a Amazon, pois somaria uma base enorme de usuários, repleto de criadores de conteúdos com foco na promoção e divulgação de produtos. Inserindo tudo isso em um ecossistema que já possui a logística mais robusta dos EUA para a realização das entregas.

A Meta e Alphabet provavelmente estão acompanhando de olhos arregalados.

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.