ADP: setor privado dos EUA cria menos empregos do que o esperado em dezembro

Em meio à resiliência da economia americana, o relatório ADP registrou a criação de 122 mil empregos privados em dezembro, abaixo da expectativa de 139 mil

Christopher Gomes Galvão 08/01/2025 11:27 3 min
ADP: setor privado dos EUA cria menos empregos do que o esperado em dezembro

A Pesquisa da Automatic Data Processing (ADP) apontou que o mercado de trabalho dos Estados Unidos criou 122 mil vagas em dezembro, abaixo das expectativas de 139 mil e desacelerando em relação aos 146 mil registrados no mês anterior.

Fonte: Bloomberg

Este é o menor resultado desde agosto de 2024 (103 mil). A desaceleração ocorreu pelo setor de serviços, que registrou 112 mil vagas em dezembro, ante 137 mil no mês anterior.

Dentro de serviços, a desaceleração ocorreu principalmente pelas categorias de “serviços profissionais”  (queda de 5 mil vagas, ante alta de 19 mil no mês anterior) e de “comércio, transportes e utilidades”  (alta de 8 mil vagas, ante 29 mil no mês anterior).

Dentro de bens, a maior dificuldade nos últimos meses vem sendo pelo setor industrial, que apresentou queda de 11 mil vagas em dezembro, ante queda de 16 mil no mês anterior.

Em relação aos salários, o ganho salarial dos Job-Changers, ou seja, daqueles que mudaram de emprego nos últimos 12 meses, caiu de 7,2% para 7,1% (base anual).

Enquanto isso, o ganho salarial dos Job-Stayers, ou seja, dos trabalhadores que permaneceram em seus empregos nos últimos 12 meses, caiu de 4,8% para 4,6%.

Fonte: Bloomberg

Por que isso importa?

Os últimos dados de mercado de trabalho dos EUA apontam para um menor ritmo de desaceleração, o que reflete a resiliência ainda apresentada pela maior economia do mundo.

No entanto, o ADP em dezembro veio mais fraco qualitativamente (pelo menor resultado de serviços) e pelos salários (base anual).

As perspectivas seguem sendo de manutenção da taxa básica de juros na reunião de janeiro. A dinâmica dos próximos dados deve completar a nossa visão sobre a viabilidade de corte de juros na reunião de março (que depende de dados mais fracos de atividade e inflação).

Nesta sexta-feira, 10, o mercado aguarda o Payroll referente a dezembro, o principal dado sobre o mercado de trabalho americano. 

O que é ADP nos EUA?

O ADP é um relatório mensal muito observado nos Estados Unidos, conhecido oficialmente como ADP National Employment Report. Ele fornece uma visão antecipada da mudança no emprego não-agrícola nos EUA, geralmente saindo antes do relatório oficial do governo (o Relatório de Emprego do Departamento de Trabalho dos EUA).

O relatório ADP é baseado nos dados de folha de pagamento de mais de 500.000 empresas clientes da ADP e é considerado um indicador importante da saúde do mercado de trabalho nos EUA.

Como o relatório de emprego ADP afeta os juros nos EUA?

Diante da discussão em andamento sobre o ciclo de cortes de juros a ser iniciado nos EUA, os dados sobre o mercado de trabalho se tornam relevantes diante da necessidade de arrefecimento da economia para controlar a inflação e, consequentemente, possibilitar um afrouxamento da política monetária.

Dessa forma, se o ADP apresenta um resultado mais fraco, o mercado passa a enxergar menores pressões inflacionárias vindas pelo lado da atividade. Ou seja, um dado mais fraco aumenta o otimismo do mercado sobre as quedas de juros.

Sendo assim, dados mais fracos resultam em quedas dos juros futuros americanos, com o mercado precificando uma menor necessidade de juros elevados adiante. 

O contrário também é válido: dados mais fortes aumentam a necessidade de juros elevados por mais tempo, resultando na abertura da curva de juros do mercado.

Quando é o próximo ADP?

A pesquisa de empregos privados (ADP) dos EUA normalmente é divulgada na primeira quarta-feira de cada mês, podendo sofrer variações.

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.