Ações do Grupo Mateus (GMAT3) sobem após lucro +20,3% maior no 1º trimestre
O Grupo Mateus (GMAT3), rede de atacarejo do Nordeste, reportou no primeiro trimestre de 2023 (1T23) um crescimento de receita de +28%, crescimento de Ebitda de +36,1% e lucro de +20,3% comparado ao 1T22.
GMAT3: ganho de escala com rentabilidade
O crescimento de receita no 1T23 veio impulsionado pelo amadurecimento das lojas já abertas e do aumento no número de lojas que atingiu a marca de 238, contra 218 do ano passado (representa um crescimento de 9%). O crescimento de SSS (vendas de lojas já existentes) foi de 11,3% comparado ao 4T22, enquanto na comparação anual se manteve estável.
Apesar do crescimento de lojas ao longo de 2022 e começo de 2023, o Grupo Mateus conseguiu melhorar a eficiência de sua operação e com isso aumentar sua margem Ebitda para 7%, ante 6,6% do 1T22.
Outros destaques financeiros
Os resultados sólidos da empresa melhoraram sua rentabilidade, com um ROE de 14,12% e um ROIC de 10,03%, contra o ROE de 12,91% e ROIC de 8,41% em 2022. A companhia também surpreendeu o mercado positivamente ao conseguir manter uma boa dinâmica de capital de giro no trimestre, mesmo com o forte crescimento.
Pontos de atenção
Dois pontos de atenção que devem ser monitorados são a margem bruta da companhia e suas despesas financeiras. A empresa teve uma queda na margem bruta para 21,1% contra os 22,3% na comparação anual, por conta do aumento da exposição em atacarejo no Nordeste. E as despesas financeiras tiveram um crescimento de +77% na comparação anual, atingindo a marca de mais de R$ 100 milhões de reais.
Mas a baixa alavancagem do grupo (dívida líquida/Ebitda) em 0,1x mostra que a empresa possui uma estrutura de endividamento bastante enxuta e melhor que os pares do setor.