Ações da Petz sobem com rumores sobre fusão com a Cobasi
As ações da Petz (PETZ3) sobem mais de 2% por volta das 14h12 no pregão desta segunda-feira, 28, em meio a rumores de que a empresa estaria em conversas para uma fusão com a Cobasi.
Segundo o jornal Valor Econômico, ambas as empresas já estariam em contato com bancos de investimentos para estruturar a operação, com a Petz sendo assessorada pelo Itaú BBA e a Cobasi pelo Morgan Stanley.
Questionada pela CVM sobre o assunto, a Petz informou ao mercado que avalia e explora potenciais oportunidades de aquisições e combinações de negócio, incluindo com outros estratégicos do setor, mas que até esta data não existe nenhum documento preliminar ou vinculante celebrado com a Cobasi.
Fusão com Cobasi
Petz e Cobasi são similares em termos de receita e número de lojas; a Petz faturou R$ 2,8 bilhões em 2022 e encerrou o 2T23 com 231 lojas, enquanto a Cobasi faturou R$ 2,6 bilhões e possui cerca de 200 lojas.
A união das duas maiores empresas do setor criaria um “monstro” com escala muito superior e vantagens competitivas relevantes, mas as companhias já tentaram se aproximar no passado e o CEO da Petz, Sergio Zimerman, se mostrou reticente.
A combinação de negócios é algo extremamente complexo e depende de muitas variáveis convergindo, entretanto, com o macro ainda difícil e a competição no setor cada vez mais agressiva, as chances de que a fusão seja concretizada são maiores desta vez.
Market share em um mercado fragmentado
A Petz tem 8,3% de share e a Cobasi tem cerca de 8% também; combinadas, elas passariam a ter 16% de share, a PetLove, que é a terceira maior, tem ~3% e vale lembrar que 50% do mercado está totalmente fragmentado na mão de pequenos pet shops.
Dessa forma, a consolidação das duas seria realmente muito relevante em termos de escala e vantagens competitivas.