Descubra ações para investir com a alta do dólar
Em uma reunião fechada com investidores, na última sexta-feira, 7, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixou no ar a vontade de Lula e membros do governo de aumentar o limite de gastos do arcabouço fiscal.
O dólar, que já vinha pressionado, respondeu batendo quase R$ 5,40.
Hoje, o mercado está antecipando gastos descontrolados e o risco de uma crise fiscal.
O mercado sempre antecipa. Faz sentido.
Ações para investir com a alta do dólar
Diretamente, somente as ações de empresas americanas, os BDRs. No Nord Global, temos várias delas, que são lindas e maravilhosas.
A TSMC (TSMC34), a maior fabricante de chips do mundo, é um exemplo. As ações, como são negociadas lá fora, refletem "na veia" a alta do dólar.
A diferença de 15% nos últimos 12 meses entre o BDR e as ações americanas é devido à alta de 10% do dólar no mesmo período.
Isso vale para todas as empresas que negociam lá fora em dólar. É válido para todas as ações do Nord Global (e a TSMC é uma empresa espetacular).
Leia também: TSMC34 é uma excelente ação de tecnologia para você ter na sua carteira
Ganhando com o dólar nos resultados
As exportadoras brasileiras (que são normalmente produtoras de commodities) também se beneficiam da alta do dólar.
No entanto, como o mercado brasileiro sofre sem fluxo e com os gringos vendendo, o efeito não é direto.
Apesar de a alta do dólar ter beneficiado os resultados das exportações de minério de ferro da Vale (VALE3), a empresa acaba seguindo mais o minério e não reflete a alta de 10% no dólar nos últimos 12 meses.
Está faltando fluxo para o Brasil. Está faltando fluxo para a Vale, mas a VALE3 é uma ótima forma de comprar a recuperação da China barato.
Não vai falar de PRIO3?
Ainda não acredito que o universo nos deu a oportunidade de comprar PRIO (PRIO3) abaixo de R$ 40.
Basicamente, a greve no Ibama está afetando o crescimento de produção da companhia e o mercado panicou. Bom momento para aumentar PRIO3 a 6x lucros.
A mesma regra para VALE3. O dólar vai ajudar nos resultados, mas, no curto prazo, a falta de fluxo não deixa as ações subirem com as ações americanas.
Petroleira, exportadora, receitas em dólares e despesas em reais — quanto pior for o real, melhor para ela. Compre PRIO3.
Você já sabe: as cotações seguem os resultados.
Eu prefiro a PRIO, que tem uma maior visibilidade de crescimento, mas o mesmo vale para: papel e celulose, frigoríficos, outras petroleiras, agro, etc.
Comprar americanas ou exportadoras?
Eu diria que as duas. As americanas defendem o portfólio no curto prazo e as brasileiras estão extremamente baratas, só esperando o fluxo.
Claro, as empresas que vendem commodities tendem a negociar a múltiplos menores. Mas, VALE3 e PRIO3 estão a míseros 7x lucros e as empresas americanas negociam aos máximos múltiplos históricos (TSMC, hoje, a 27x lucros).
As brasileiras continuarão sofrendo se o gasto fiscal brasileiro continuar descontrolado, mas a hora de comprar é quando cai.
É só ter paciência e aguentar as altas chacoalhadas da Bolsa brasileira.
Afinal, o Brasil é o país das oportunidades.
Nord Global e ANTI-Trader juntos para dominar o mundo
Eu sempre fui partidário do "concentre seus investimentos" para ganhar dinheiro a longo prazo.
Por essa razão, a série ANTI-Trader acumula uma valorização de +194% desde quando foi criada, em julho de 2019, contra +23% do IBOV no mesmo período.
Mas, hoje, com a bagunça que está o Brasil, acho bastante razoável ter uma graninha na segurança do dólar – até para aproveitar oportunidades de comprar ótimas empresas no Brasil ainda mais barato.
Dessa forma, mesmo com os EUA negociando a múltiplos mais altos, os juros ainda deverão cair por lá. E sabe como é:
A nossa maior preocupação sempre foi a busca por melhores retornos e preservação de patrimônio.
Junte-se a nós e acesse as melhores ações da Bolsa para investir agora.
Aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas em nosso plantão de atendimento e ter um canal exclusivo comigo no Telegram.
Liberando seu acesso no link abaixo, você terá direito a 35% de desconto na sua assinatura ANTI-Trader.