3R Petroleum pode mais do que dobrar produção em 2023
A 3R Petroleum (RRRP3) surpreendeu o mercado com dados fortes de produção em dezembro – mostrando seu potencial de crescimento na reta final de 2022.
No mês passado, a produção média da companhia foi de 25,3 mil barris diários, representando um aumento de +92% em comparação ao registrado em novembro e de +223% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Novo ciclo de crescimento
Para Victor Bueno, analista de ações da Nord Research, a empresa está entrando em um novo ciclo de crescimento com a incorporação do polo offshore (marítimo) Papa Terra.
“O polo [Papa Terra] adicionou 9,27 mil boe por dia em dezembro. Ainda que o polo tenha sido adicionado no último mês do ano, o Cluster (ligação entre os polos) Offshore da companhia também foi beneficiado com um aumento de +23% (vs. novembro) na demanda de gás no Polo Peroá”, diz o analista.
Em relação aos polos terrestres, o maior destaque ficou para o Cluster Recôncavo, com aumento de +40% em relação ao mês anterior, além de mais um crescimento do Polo Rio Ventura (aumento na demanda de +23% em óleo e +56% em gás).
Por outro lado, no Cluster Potiguar, a produção dos polos permaneceu praticamente estável, do ponto de vista do analista, com o Polo Macau já começando a apresentar uma recuperação parcial (+4,5%) após fechamento temporário em alguns poços para a troca de um duto de escoamento.
Produção acima da Petroreconcavo
Com a forte adição em dezembro, a 3R ultrapassou a produção média diária de sua concorrente PetroRecôncavo (RECV3), que produziu 23,4 mil barris de óleo por dia em dezembro.
O valor representa para a PetroRecôncavo um avanço de 4,7% em relação ao trimestre anterior e alta de 68,62% na comparação com o mesmo período de 2021.
“Achamos que o aumento trouxe uma maior confirmação ao mercado com relação à capacidade de execução da 3R, impulsionando a alta de +15% do papel da companhia na última semana”, aponta o analista.
Small Cap mais promissora para este ano
Para 2023, nosso analista destaca que as perspectivas operacionais continuam positivas e diz que ainda vale a pena comprar RRRP3.
“Esse bonde ainda não passou, ele só está no começo de uma longa jornada de crescimento. Na minha visão, 3R Petroleum é a Small Cap mais promissora para 2023”, destaca Bueno.
Small Caps é o termo utilizado para se referir às empresas de menor capitalização, com alto potencial de crescimento.
“Mesmo após ter praticamente dobrado sua produção de novembro para dezembro, a 3R tende a mais do que dobrar novamente até o final de 2023, podendo chegar a 55 mil barris/dia após incorporar os dois polos restantes, Pescada e Potiguar (o maior deles)”, afirma.
3R na bolsa
É importante mencionar que, entre as petroleiras “juniors”, a 3R é aquela que possui maior crescimento já contratado para os próximos anos, podendo chegar a mais de 100 mil barris diários até 2025 – ou seja, um aumento de +533% em relação à produção registrada no 3T22.
Atualmente, vemos as ações da companhia negociando a 12 vezes Ebitda, o que quer dizer que o mercado ainda precifica apenas uma pequena parte do seu grande potencial de longo prazo.
Sobre a 3R Petroleum
A 3R Petroleum nasce a partir da união dos ativos da 3R e da Ouro Preto. A companhia do setor de óleo e gás tem como foco o redesenvolvimento de campos maduros localizados em terra (onshore) e mar (offshore). Entre as atividades da 3R estão explorar, produzir e comercializar petróleo e seus derivados, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos.
Se você quer investir nas empresas com maior potencial de crescimento, acesse aqui o relatório do Victor Bueno com outras duas grandes oportunidades para 2023.
Bons investimentos.