3 melhores small caps para investir em 2025 com foco longo prazo
No 1T25, o índice Small Caps avançou +8,9%, superando o próprio Ibovespa; veja as 3 melhores ações para investir agora

Com exceção do pregão catastrófico da última sexta-feira, 4, o ano de 2025 começou muito bem para os investidores da Bolsa brasileira.
Nos três primeiros meses, o Ibovespa, principal índice da B3, acumulou alta de +8,3% – seu melhor desempenho para um primeiro trimestre em três anos. Entre as maiores altas, porém, não estão nomes como Petrobras e Vale, mas, sim, muitas Small Caps.
As sete maiores valorizações do índice no período foram ações de empresas que possuem valores de mercado inferiores a R$ 15 bilhões, como Cogna e Magazine Luiza.
Assim, se o IBOV já foi bem, o SMLL (índice composto exclusivamente por empresas de baixa capitalização) foi ainda melhor, tendo registrado alta de +8,9%.
Por que as Small Caps subiram tanto?
O movimento positivo em 2025 pode ser explicado por alguns fatores, em especial a rotação global de ativos em meio à escalada dos riscos externos, com forte entrada de capital estrangeiro em países emergentes, como o Brasil.
Com nossa Bolsa praticamente abandonada (principais índices estavam negociando perto de seus menores múltiplos históricos ao final do último ano), era natural que a volta dos gringos resultasse em um movimento de recuperação — em especial, para as Small Caps.
Inclusive, com a baixa liquidez e muitas ações com altas posições de investidores vendidos (os famosos “shorts”), tivemos muitos papéis com valorizações expressivas no ano.
Entre as maiores altas do SMLL, cinco ações subiram, ao menos, +90% nos três primeiros meses de 2025, com destaque para o Grupo Casas Bahia e a Oncoclínicas, que subiram, respectivamente, +211% e +159% no período.
Small Caps estão extremamente baratas em 2025
Apesar da alta recente do índice, seus múltiplos ainda estão (bem) abaixo de suas próprias médias históricas. Atualmente, o EV/Ebitda do SMLL está em cerca de 6x — ou seja, ainda quase 60% distante de sua média (desde a criação do índice).

Então, sim, mesmo com as valorizações recentes, ainda existe (muito) espaço para ganhar dinheiro com as Small Caps.
O ano atual ainda está carregado de incertezas internas (e agora muitas externas), mas, se tivermos melhores sinalizações políticas e econômicas daqui para frente, poderemos ver um forte e consistente movimento de alta nos próximos anos.
Para aqueles que pensam a longo prazo, esse pode ser um dos melhores momentos da história (para não dizer o melhor) para comprar Small Caps.
Contudo, como eu sempre falo por aqui (mas vale sempre a pena reforçar): nem toda Small Cap pode ser considerada uma oportunidade.
Para te ajudar, selecionei três boas oportunidades para investir neste momento.

3 melhores small caps para investir agora
- Lavvi (LAVV3)
- Desktop (DESK3)
- 3tentos (TTEN3)
Lavvi (LAVV3)
Ainda que suas ações já estejam acumulando alta de +24,7% no ano, a Lavvi segue sendo a melhor oportunidade entre as incorporadoras brasileiras na Bolsa. A companhia, fundada em parceria com a Cyrela, atua, principalmente, nos mercados de alta renda e luxo.
Além de se beneficiar de uma demanda mais resiliente em seu segmento, a empresa vem apresentando excelentes indicadores de eficiência operacional e financeira – muitos deles, inclusive, sendo os melhores entre seus concorrentes. Confira os principais destaques:
- A maior VSO (indicador de velocidade de vendas) do segmento alta renda, de 59%;
- A maior margem líquida (25%) e o maior ROE (23%) do segmento;
- Empreendimentos exclusivos, com apenas 11 unidades em seu estoque pronto.
Ainda que seja um setor considerado cíclico, a Lavvi vem mostrando que pode continuar entregando bons resultados aos seus acionistas. Negociando a menos de 5x lucros para 2025 e com dividend yield de dois dígitos, reforço que LAVV3 é a melhor opção no setor.
Desktop (DESK3)
Em segundo lugar, a Desktop, cujas ações vêm sofrendo nos últimos meses (escancarando a oportunidade atual). A companhia é uma provedora de internet focada no interior de São Paulo (maior mercado de fibra óptica do país), com atuação em 194 municípios.
- Sua receita cresceu +61% ao ano desde seu IPO na B3, em 2021;
- Com margem Ebitda de 50%, seu Ebitda cresceu ainda mais (+66% a.a.);
- Iniciou operações em telefonia móvel, expandindo seu leque de produtos e serviços.
Apesar do crescimento apresentado nos últimos anos, a Desktop segue buscando novas oportunidades de expansão. Com boa visibilidade e negociando a apenas 3x Ebitda para 2025, não estranhe se uma gigante de Telecom comprá-la com um bom prêmio embutido.
3tentos (TTEN3)
Por fim, mas nem de longe menos importante, a 3tentos. A empresa é uma das melhores e mais completas do setor do agronegócio, com três principais operações atualmente: (i) varejo de insumos; (ii) comercialização de grãos e (iii) produção industrial.
A diversificação operacional vem permitindo que a 3tentos consiga entregar resiliência em diversos cenários e manter o forte crescimento de seus resultados. Desde sua entrada na B3, em 2021, a companhia vem registrando recordes consecutivos em seus balanços.
- A empresa está em seu segundo ciclo de expansão, com foco no varejo e indústria;
- Desde sua criação, nunca entregou um prejuízo sequer em sua história;
- O quatro trimestre de 2024 da 3tentos foi o 24º trimestre consecutivo em que entregou crescimento de receita.
Com um histórico comprovado de execução e muitas avenidas de expansão em um dos principais setores brasileiros, a 3tentos é a nossa “top pick” do agronegócio — e o melhor: suas ações negociam a apenas 9x lucros (bem abaixo da média histórica da Bolsa, de 15x).
A carteira small caps que acumula alta de 10,5% no ano
O SMLL apresentou uma ótima performance recente, mas, assim como IBOV, o índice possui diversas ações que não estão de acordo com nossos parâmetros.
No Nord Small Caps, buscamos investir em empresas de baixo valor de mercado, mas com alta capacidade de entregar crescimento sustentável (independentemente do cenário que atravessem), sempre pagando um preço adequado por suas ações.
As companhias mencionadas acima são apenas três exemplos do que temos hoje em nosso portfólio. Algumas de nossas posições já estão apresentando altas consideráveis em 2025, contribuindo para que tivéssemos um desempenho ainda melhor do que o mercado.
No ano, já estamos subindo +10,5% — ou seja, acima de qualquer índice da B3.

3tentos, Desktop e Lavvi são apenas algumas opções entre as ações que recomendamos em nossa carteira do Nord Small Caps. Acesse as 11 ações que compõem o nosso portfólio, basta clicar no link abaixo.
Você tem 30 dias para testar sem compromisso e, se não for aquilo que você estava imaginando, recebe 100% do que pagou de volta.
Ao assinar o Nord Small Caps, você ainda leva, de bônus, mais duas assinaturas essenciais da casa. Aproveite.

